Mercado

Investe SP e Ford anunciam modernização em fábrica de Taubaté

Agência assessorou empresa na apresentação do projeto à Secretaria de Estado da Fazenda para enquadramento no Pró-Veículo
Por: Investe SP       26/04/2018

O governador Márcio França participou nesta quarta-feira (25), em Taubaté, do anúncio de investimento no complexo industrial da Ford. O centro, do Vale do Paraíba, passou por uma modernização da linha de produção e qualificação de funcionários.

“É um prazer estar aqui em Taubaté, comemorando os 50 anos da Ford. O Estado é um núcleo importante do automobilismo nacional. Nós incentivamos essas iniciativas, com novos grandes investimentos e geração de empregos. São Paulo voltou a crescer e estou muito contente”, destaca Márcio França.

Entre as novidades estão a instalação de 30 robôs e o uso da tecnologia de rastreamento QR Code na linha de motores, além de 19 robôs e solda a laser na unidade de transmissões. A Investe São Paulo assessorou a empresa na apresentação do projeto à Secretaria de Estado da Fazenda para enquadramento no Pró-Veículo.

O programa estadual permite a utilização de crédito acumulado de ICMS em investimento produtivo a ser realizado no Estado. A agência de promoção de investimentos tem atuado em proximidade das montadoras e produtoras de autopeças para manter o território paulista como referência nacional na produção de veículos.

Fábrica terá instalação de robôs e uso da tecnologia de rastreamento QR Code
na linha de motores

Produção


Continua depois da publicidade


Localizada a 130 km da capital paulista, a unidade da Ford completou 50 anos de operação com uma tradição na fabricação de motores, transmissões e componentes automotivos para o Brasil e América do Sul, além de outros mercados mundiais. Com o investimento, o complexo passará a produzir dois novos itens: um motor 1.5 e uma transmissão manual de cinco velocidades.

Com potência de 137/130 cv e torque de 158/153 Nm (com etanol/gasolina), o novo motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros tem um desempenho que supera, inclusive, propulsores de quatro cilindros e maior cilindrada. É também mais econômico no consumo de combustível, com classificação A no Inmetro/Conpet.

A nova transmissão manual MX65 de cinco velocidades incorpora vários avanços construtivos que contribuem para aprimorar a eficiência e a dirigibilidade do veículo. A tecnologia aproveita ao máximo a potência do motor e utiliza um processo de manufatura mais enxuto, pesando 8 kg a menos que a transmissão IB5 (atualmente utilizada). Além do Brasil, é fabricada também na França e na Índia.

O Complexo Industrial da Ford em Taubaté tem capacidade instalada para a produção anual de 500 mil motores 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros e Sigma e de 440 mil transmissões dos modelos iB5 e MX65. A estrutura também conta com uma fundição de alumínio, com capacidade de 220 mil cabeçotes por ano e emprega aproximadamente 2.300 pessoas, entre colaboradores da fabricante e fornecedores.

A Ford foi a primeira indústria automobilística a se instalar no Brasil, em 1919. No país, possui hoje fábricas em Camaçari, São Bernardo do Campo, Tatuí e Taubaté.

Sobre a Investe SP

A Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar no Estado ou expandir seus empreendimentos.

A agência fornece, gratuitamente, informações estratégicas que ajudam os investidores a encontrar os melhores locais para seus negócios, prestando assessoria ambiental, tributária e de infraestrutura, facilitando o relacionamento das empresas com instituições governamentais e concessionárias de serviços públicos. Tudo isso com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e a inovação em São Paulo.

Outra importante missão da Investe SP é incentivar as exportações de pequenas e médias empresas, também de forma gratuita. Ainda estão sob as atribuições da agência prospectar novos negócios para o Estado ao redor do mundo, recepcionar delegações estrangeiras e promover a imagem de São Paulo no Brasil e no exterior como principal destino de empresas na América Latina.


Comentários

 


Notícias Relacionados

GM inaugura outra fábrica de motores em Joinville, quatro vezes maior - Imagem: Reprodução
Mercado

GM inaugura outra fábrica de motores em Joinville, quatro vezes maior

Nova linha instalada em 61 mil m2 recebeu investimento de R$ 1,9 bilhão; antiga planta está desativada
Batalhão de robôs ocupa nova geração de fábrica da Scania - Imagem: Valor econômico
Inovação e Processos

Batalhão de robôs ocupa nova geração de fábrica da Scania

Apesar do ambiente altamente automatizado, fabricante sueca de caminhões não substituiu mão de obra por máquinas. Veja como funciona uma produção 4.0 de perto.


Publicidade »

Publicidade »