Smarttech investe em câmara climática para atendimento pioneiro no País

Com a aquisição do equipamento para testes de alta severidade, empresa expande TechCenter e atende demandas até então sem solução no Brasil.

A Smarttech, empresa 100% brasileira especializada em tecnologia e serviços de apoio a projetos de engenharia, acaba de adicionar ao seu TechCenter, localizado em Holambra (SP), um equipamento para atender demandas típicas do mercado doméstico até então sem solução no País.

Trata-se da câmara climática, que simula condições ambientais de temperatura e umidade para avaliação de desempenho de produtos quanto a requisitos de resistência a cargas térmicas e estruturais, durabilidade e/ou resposta dinâmica (ressonâncias), de forma isolada ou combinada a ensaios de vibração.

O equipamento, que se encontra instalado e em operação, reproduz condições típicas de uso do produto, além de normas específicas e aplicação de cargas em simulações de vias terrestres, aéreas e marítimas.

Fabricada pela alemã Weiss, a câmara climática é a primeira no Brasil em serviços independentes para projetos de engenharia, com a característica de alcançar temperaturas de 70°C negativos a 180°C positivos (ante os de 40°C negativos a 120°C positivos em prática no mercado). Esses limites extremos são aplicados no desenvolvimento de projetos que exigem testes de alta severidade, como os aeroespaciais.

Expansão

Ricardo Nogueira, diretor geral de Operações de Serviços da Smarttech, explica que a aquisição marca nova fase de expansão da empresa, que aposta no atendimento a um universo de serviços ao mercado brasileiro até então sem solução local. “Com a câmara climática estamos capacitados para atender no Brasil a demanda de setores como automotivo, eletroeletrônico e aeroespacial para uma gama de testes que ainda precisam ser realizados no Exterior”, diz Nogueira.

A nova fase de expansão inclui a construção de pista de teste de ruído para automóveis e veículos de pequeno e médio porte (VUCs, Vans) – já em fase de obras. A nova pista soma-se à existente, que ocupa 5.000 m² do TechCenter da Smarttech, projetada para avaliações de ruídos de máquinas agrícolas e rodoviárias.


Continua depois da publicidade


O Tech Center

Construído para atender demandas de fabricantes do setor automotivo, de máquinas agrícolas, óleo e gás, bens de consumo e eletroeletrônicos em busca de produtividade e qualidade do produto, o TechCenter da Smarttech se estende por uma área de 37 mil m², dos quais 1,7 mil m² construídos - 1,1 mil m² ocupados exclusivamente por laboratórios. O complexo abriga ainda setores administrativo, engenharia e treinamento.

Laboratórios

Destaques do TechCenter, os laboratórios simulam em computador ensaios com componentes pequenos e de grande porte, de qualquer segmento, do automotivo, militar até de bens de consumo e telecomunicações.

Os testes são feitos em Shakers Eletrodinâmicos (vibrações mecânicas) e Atuadores Hidráulicos (fadiga, durabilidade), incluem sloshtest (vibração de tanque de combustível) e atendimento a normas ISO 3471 de ROPS (Rollover Protective Structures) e a norma ISO 3449 de FOPS (Falling Object Protective Structures), além de ancoragem de bancos e cintos.

Opera também no TechCenter uma câmara acústica, que dá suporte à identificação de fonte de ruídos, testes comparativos, e solução de problemas. Os laboratórios possuem aindaequipamentos para medição de ruído, vibração, temperatura, pressão e extensometria (dispositivo que mede deformações estruturais), cujos trabalhos podem ser realizados em laboratório ou em campo.