Siemens lança novo software de programação robótica para pequenas e médias indústrias

Segundo a Siemens, o software RobotExpert minimiza o tempo de inatividade e aumenta a produtividade dos robôs

A Siemens PLM lançou o software RobotExpert, uma nova opção de programação e simulação robótica para indústrias de médio e pequeno porte, que ajuda a minimizar o tempo de inatividade e aumentar a produtividade dos robôs no chão de fábrica. O RobotExpert suporta diversas aplicações industriais, como pick-and-place, arco de soldagem, polimento e colagem. 

Como o uso de robôs industriais para executar tarefas complexas e repetitivas está se expandindo em todos os segmentos industriais, há a necessidade de soluções “out-of-the-box” para a programação e simulação robótica. O RobotExpert permite o projeto, simulação, otimização e programação offline de aplicações robóticas para maximizar a velocidade, a flexibilidade e a operação de sistemas automatizados. Com um ambiente 3D intuitivo, o software otimiza as trajetórias robóticas e melhora os tempos de ciclo, além de simular maquetes virtuais de células de manufatura completas e sistemas. 
 
Robôs industriais são tradicionalmente programados manualmente o que significa tempo ocioso na produção e programas de robôs não otimizados. O RobotExpert oferece ferramentas de programação e simulação off-line que ajudam a minimizar o tempo de inatividade, permitindo que a maior parte do trabalho de programação seja feita virtualmente. Os recursos de simulação também auxiliam na redução dos riscos de pessoal e equipamento no chão da fábrica.
 
"Indústrias, grandes e pequenas, estão sob uma grande pressão para maximizar o retorno sobre o investimento de capital, e a automação da linha de produção proporciona uma excelente oportunidade para ajudar a melhorar a eficiência", diz Zvi Feuer, vice-presidente sênior de Software de Engenharia de Manufatura, da Siemens PLM Software. O RobotExpert já está disponível para comercialização.