Serviço de aceleração em nuvem chega ao Brasil

Transferências de arquivos CAD/CAM podem ser realizados em menos de cinco minutos

A empresa de soluções de rede em nuvem, Aryaka, inicia neste final de abril suas atividades no País. O objetivo é oferecer maior velocidade de transferências de dados para empresas que tenham a necessidade de se comunicar com escritórios em diferentes lugares do mundo.

A diminuição do tempo de transferência de programas CAM é uma das aplicações da estrutura WAN disponibilizada pela empresa. "Nós não utilizamos a internet para transferências de dados. Levamos dois anos para montar a nossa rede, iniciada em 2008 e lançamos a empresa em 2010", explica a vice-presidente de vendas e marketing da empresa, Sonal Puri. Um exemplo foi a diminuição de 17 para três minutos em transferências de projetos CAM entre os escritórios dos Estados Unidos e India da Amstrong, fornece soluções para sistemas hidropneumáticos. "Os engenheiros fazem downloads de arquivos pesados ou enviar  as mudanças exigidas em menos de cinco minutos", declarou a diretora global de TI da empresa, Joe Letizia. Com a troca dos links MPLS para a Aryaka, a economia mensal com internet é de US$ 2000 por mês.

O Brasil é um mercado importante para a empresa, o "centro de gravidade para as empresas que querem fazer negócios na América Latina", nas palavras do fundador e CEO da empresa, Ajit Gupta. A entrada da empresa no país, além do interesse na expansão do mercado local, faz parte da parceria com a Amazon para a expansão de Pontos de presença no mundo (POP, sigla em inglês). A empresa não revelou o valor do investimento da instalação do POP em São Paulo.

No Brasil, o serviços da Aryaka serão representados pela Vantix, especializada em integrar serviços de computação em nuvem. As negociações entre as duas empresas iniciaram no segundo semestre do ano passado e o interesse veio, de acordo com o diretor da empresa brasileira, Fabrizio Alves no modelo de serviço da Aryaka. "Esta empresa é a única com possibilidade de aceleração WAN em nuvem e com o conceito de venda baseado na prestação de um serviço", explica Alves. A filosofia é a mesma adotada pelo serviço em nuvem da Amazon. O pagamento é feito com base no uso, sem a necessidade de gastos adiantados e despesas de capital. Você não incorre em custos de manutenção, pois o hardware é mantido e atendido Isso significa que as empresas pagarão apenas pelo tempo de uso, sem a necessidade de aquisição de um Datacenter.