Gestão industrial é tema de palestra gratuita na Sociesc

No dia 4 de novembro, às 19h, a Sociedade Educacional de Santa Catarina - Sociesc, em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), promove na unidade de Balneário Camboriú a palestra Inovando e produzindo vantagens competitivas através da Gestão Industrial. O evento gratuito será ministrado por Ricardo Sarmento Costa, doutor em Engenharia de Produção e atual coordenador acadêmico do MBA em Gestão Industrial da FGV. “Com o acirramento da competitividade do mercado, a gestão industrial deixou de ser uma área meramente operacional e tornou-se também estratégica”, avalia Sarmento.

Sarmento explica que a palestra tem como principal objetivo trazer uma nova perspectiva à atuação do profissional, mantendo-o atualizado quando se trata de tecnologia de gestão. “A utilização de cada técnica varia em função de fatores como o segmento industrial, o tipo do produto, o processo de fabricação, o nível de capacitação do pessoal e o próprio porte e cultura da organização”, observa o palestrante. “À medida que esta percepção se amplia, cresce o interesse em se conhecer as tecnologias de gestão de forma crítica e fundamentada”, ensina.

Discutir práticas e os métodos inovadores na gestão da produção, segundo Sarmento, é fundamental diante da exigência que o mercado faz pela correta aplicabilidade destes recursos. “Procuramos desenvolver nos profissionais a capacidade de adequar e utilizar, em ambientes de produção distintos, as técnicas estudadas considerando aspectos econômicos, organizacionais e humanos”, diz. De acordo com o palestrante, as práticas desenvolvidas neste campo de estudo contribuem para o aumento da lucratividade e competitividade das organizações. “Não é exagero dizer que fora da produção não há processo que seja sustentável ao longo do tempo”, completa.

Para reforçar a importância deste setor dentro das empresas e orientar os profissionais, a palestra vai abordar questões como: o dilema da gestão industrial – eficácia no aproveitamento das oportunidades comerciais versus eficiência na utilização racional dos recursos de produção; o significado de Produção ganhando clientes e de Produção fazendo dinheiro; as diferentes estruturas de produção e as modernas tecnologias de gestão da produção – lean, teoria das restrições e simulação computacional e também as fronteiras do conhecimento na gestão do chão de fábrica – integrando diferentes abordagens para a inovação.

A palestra é destinada aos acadêmicos do MBA em Gestão Industrial e para gerentes, técnicos e profissionais comprometidos com a busca de melhorias de produtividade e qualidade em seus ambientes de trabalho. A presença deverá ser confirmada através do e-mail [email protected].


Tópicos: