Logomarca Indústria 4.0

MCTIC e Cisco vão criar plataforma de big data com ações voltadas à indústria 4.0

Acordo assinado também prevê ações voltadas à cibersegurança e à indústria 4.0, além da Covid-19

Por: Baguete      29/05/2020 

A Cisco e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) vão desenvolver uma plataforma de big data para dar suporte ao monitoramento, gestão e definição de políticas públicas do Brasil.

O trabalho será feito através da consolidação de informações sobre diversos programas, ações, iniciativas e atores públicos e privados envolvidos com pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação no país. 

Acordo de colaboração foi assinado na última quarta-feira, 27. Foto: Leonardo Marques/ASCOM-MCTIC.
Acordo de colaboração foi assinado na última quarta-feira, 27. Foto: Leonardo Marques/ASCOM-MCTIC.

No acordo de colaboração assinado na última quarta-feira, 27, também estão previstas iniciativas relacionadas à cibersegurança, como um programa educativo para cerca de 7 mil jovens, que visa atender a demanda de profissionais da área nos setores público e privado.

Além disso, a empresa criou uma plataforma regional através do Conselho de Inovação em Cibersegurança, em colaboração com a Organização dos Estados Americanos (OEA), para educação em segurança cibernética, compartilhamento de melhores práticas e colaboração.

A Cisco ainda trabalhará com o MCTIC no uso de análises e inteligência, bem como na troca de informações sobre ameaças à segurança cibernética.

Em relação à indústria 4.0, será criado um centro de experiência focado nas tecnologias de suporte ao setor, assim como o desenvolvimento de um programa de capacitação de profissionais para atuarem no segmento.

Com o programa, a Cisco pretende apoiar a formação de 2 mil profissionais nos próximos três anos, incluindo conhecimentos e habilidades na utilização integrada de tecnologias da informação e automação em ambientes industriais.


Continua depois da publicidade


O acordo também prevê iniciativas de resposta à Covid-19, como a disponibilização de tecnologias, desde videoconferência até infraestrutura, para instituições de saúde e hospitais de campanha. 

A empresa já está fornecendo sua plataforma de videoconferência para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), facilitando sessões virtuais em tribunais de justiça de todo país durante a pandemia.

Ainda estão previstos investimentos, projetados e executados em conjunto com o MCTIC,  em áreas como cidades inteligentes, Internet das Coisas (IoT), 5G e Wi-Fi 6.

Segundo a Cisco, o programa deve ajudar o país a se preparar para uma nova era de hiperconectividade e economia digital, além de apoiá-lo na recuperação social e econômica, à medida que o Brasil entrar em uma nova realidade pós-pandemia.

“Essa parceria entre o MCTIC e a Cisco é um exemplo dessa união transformadora. A ciência e a tecnologia são elementos fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”, afirma Marcos Pontes, ministro da ciência, tecnologia, inovações e comunicações.

Segundo a Cisco, é responsabilidade dos líderes empresariais ajudar a criar um futuro inclusivo para as comunidades, que agora correm um risco ainda maior de serem deixadas para trás pelas barreiras digitais.

“Com esse investimento, esperamos reforçar a competitividade do Brasil com uma força de trabalho resiliente e bem treinada para atender às demandas do mercado”, destaca Laércio Albuquerque, presidente da Cisco do Brasil.

Gostou? Então compartilhe: