Log-In Logística Intermodal investe em novo navio porta-contêineres que atenderá tanto ao Mercosul como à cabotagem no Brasil

Aquisição do Log-In Endurance consumiu aproximadamente R$60 milhões. A Embarcação entra em operação em maio e viabilizará o transporte intermodal entre os portos das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país e também da Argentina

A Log-In Logística Intermodal, empresa de soluções de logística intermodal 100% brasileira que integra a navegação por cabotagem a outros modais e serviços, investiu cerca de R$60 milhões na aquisição de um novo porta-contêineres. O navio Log-In Endurance atenderá a linha de Serviço Atlântico Sul (SAS), uma das mais importantes para a companhia e que interliga diversos portos brasileiros ao porto de Buenos Aires (Argentina).

"O expressivo investimento em mais um navio próprio e também na contratação de tripulantes, em um momento tão crítico, reafirmam a confiança da Log-In no modal e na própria capacidade de desenvolvimento da navegação de cabotagem brasileira", diz Mauricio Alvarenga, Diretor Comercial da Log-In Logística Intermodal. "O transporte intermodal é muito estratégico, não só neste, mas em qualquer outro momento, em função de sua característica crucial de manter em funcionamento a cadeia de abastecimento. Nosso setor está unido para ajudar a sociedade e enxergamos que esse é um momento para não pararmos", ressalta o executivo.

A aquisição do Log-In Endurance integra plano de negócios e de adequação de frota iniciados em 2016 com o objetivo de apoiar a estratégia de crescimento da companhia. A embarcação possui capacidade nominal de 2.800 TEUs, comporta tanto contêineres refrigerados quanto comuns e terá tripulação 100% brasileira. Em função disto, foram contratados 76 novos tripulantes, que estarão a bordo não só do Log-In Endurance mas também do Log-In Polaris (2017), que entrou em operação no final de 2019.

A compra desses dois porta-contêineres (Log-In Endurance e Log-In Polaris) faz parte de um plano de aquisições, iniciado com a embarcação Log-In Resiliente, em 2017. Atualmente, a Log-In Logística Intermodal conta com uma frota de seis navios próprios, que somam capacidade para 15.500 TEUs. Além disso, trabalha com embarcações afretadas que aumentam ainda mais a sua excelência operacional no transporte intermodal.


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Menor impacto no meio ambiente

O Log-In Endurance transportará mais carga com um menor impacto ao meio ambiente. Com incremento de 10% à capacidade do atual navio que será substituído e um sistema eletrônico de injeção de combustível, o motor de combustão principal queima de maneira mais eficiente o bunker, gerando redução no consumo de combustível, na manutenção e vida útil do motor, assim como reduzindo a emissão de componentes de enxofre na atmosfera. Melhor atendimento aos clientes e sustentabilidade.

A Cabotagem é um modal muito promissor no Brasil, país que possui uma extensa costa navegável de 8.500 quilômetros e onde as principais cidades, polos industriais e grandes centros consumidores se concentram no litoral ou em cidades próximas. Comparada ao transporte rodoviário e ferroviário, em termos de custo, capacidade de carga, redução do número de avarias e roubos e, ainda, impacto ambiental, a cabotagem é a alternativa mais eficaz para compor a cadeia de suprimentos dos mais diversos setores.

Aquisição do Log-In Endurance marca nova fase

"Em 2016, iniciamos um processo de reestruturação para resolver o endividamento da empresa e a baixa rentabilidade dos negócios. Os desafios foram muitos, incluindo a revisão de gastos, venda de ativos, negociação de dívida e redução de plano de investimentos. A aquisição do Log-In Endurance marca uma nova fase e será crucial para apoiar nosso crescimento", enfatiza Alvarenga.

A Log-In Logística Intermodal tem sede no Rio de Janeiro, oito escritórios regionais (Manaus, Fortaleza, Recife, Salvador, Santos, São Paulo, Porto Alegre e Buenos Aires); além disso, conta com dois terminais intermodais, no Guarujá- SP e Itajaí-SC, e um terminal portuário em Vila Velha-ES. A Receita líquida em 2019 ultrapassou 1 bilhão de reais, com um volume de contêineres transportados da ordem de 357,8 mil TEUs, cifra 5,1% superior em relação a 2018. Outro marco importante foi a finalização com sucesso, em novembro de 2019, da oferta pública primária de ações, na qual a Log-In captou o montante de 634 milhões de reais. É importante também salientar que no ano passado, a companhia obteve a marca histórica de zero acidente com perda de tempo em toda a sua frota.