Logomarca Indústria 4.0

Grupo JUNKER aposta na digitalização

Produção com processos otimizados com a paridade digital

Por: Agência NB Comunicação      30/04/2020 

A fusão entre máquina real e virtual gera um sistema geral inteligente, com o qual é possível realizar diversos prognósticos a respeito de propriedades e comportamentos operacionais, desde o início, no processo de elaboração do projeto e produção, durante o comissionamento da máquina e, mais tarde, no ciclo de vida útil do produto. A paridade digital das retificadoras JUNKER constitui uma representação virtual da instalação real e possibilita um intercâmbio de dados abrangente entre o mundo virtual e o real.

A paridade digital representa a retificadora no mundo digital. Ela é composta por dados e algoritmos e pode ser acoplada ao mundo real através de sensores e sistemas de comando. Ela serve como base da Indústria 4.0 e simula o comportamento e as propriedades da retificadora no mundo real, desde o processo de desenvolvimento. Graças a conexão com dados reais, como posições da máquina e condições ambientais, a paridade virtual permite a execução de simulações complexas. Com isso será possível planejar, otimizar e adaptar processos posteriores.

Durante a fase de projeto, a paridade digital permite a implementação e testes de requisitos complexos de produtos sem demorados e dispendiosos protótipos. Além do mais, são possíveis testes de software sem riscos, otimizações dos programas de retificação e a aprovação do processo de usinagem muito antes da máquina ficar pronta. Fica consideravelmente mais simples o intercâmbio com fornecedores e com o cliente com relação aos processos nas retificadoras da JUNKER, processos esses que muitas vezes são dotados de uma enorme complexidade. As interfaces para automação, ambientes de software e linhas de produção completas são verificadas logo na fase preliminar, permitindo detectar possíveis impedimentos.

As vantagens em termos de tempo na fase de desenvolvimento e produção são complementadas pela otimização do projeto da planta e do processo ainda antes da produção da retificadora. Uma colocação em funcionamento sem problemas graças a simulações e otimizações prévias e um treinamento simples aceleram ainda mais o processo de produção das retificadoras JUNKER. Os processos operacionais e de usinagem dentro da máquina são otimizados e isentos de erros desde o início graças a paridade digital. Posteriores modernizações e atualizações, poderão ser planejadas e executadas de modo eficiente e otimizadas com base na máquina virtual.


Continua depois da publicidade


Resumos dos benefícios:

  • Processos podem ser antecipadamente definidos e iniciados.
  • Prognósticos relevantes a respeito de propriedades, desempenhos e comportamentos operacionais das máquinas
  • Prazos de desenvolvimento e entrega reduzidos, bem como economias de custo em produtos novos e recondicionamentos de máquinas
  • Testes de software sem riscos e simulação de modificações
  • Otimização e aceleração de todo o processo de engenharia
  • Aprovação preliminar digital e treinamento simplificado para o cliente
  • Coordenação com fornecedores mais simples e rápida
  • Otimização da comunicação com o cliente graças a visualização de conceitos de automação e processos operacionais

Sobre o Grupo JUNKER

O Grupo JUNKER, com sede em Nordrach, Alemanha, é líder no mercado internacional na fabricação de retificadoras de alta velocidade CBN. Cerca de 1500 colaboradores em todo o mundo garantem a vanguarda tecnológica da empresa. Todos os prestigiados fabricantes de automóveis e seus fornecedores, bem como fabricantes de ferramentas e de outras áreas de atuação, depositam sua confiança nos conceitos de retificação inovadores da JUNKER. Tanto na produção em série quanto na fabricação de pequenos lotes: as retificadoras JUNKER trabalham de forma precisa, econômica e confiável.

Juntamente com a Erwin JUNKER Maschinenfabrik, pertencem ao Grupo JUNKER a LTA Lufttechnik GmbH e a Zema Zselics Ltda. A LTA Lufttechnik GmbH fabrica sistemas de proteção contra incêndios e de filtração de ar para empresas e indústrias. A ZEMA reforça o grupo como especialista em retificação com rebolos convencionais.

Gostou? Então compartilhe: