Logomarca Indústria 4.0

Biomaterial permite impressão em 3D de estruturas vasculares

“Este trabalho oferece oportunidades em biofabricação, permitindo a bioprinting 3D”, diz cientista britânico.

Por: RENOVA Mídia      16/03/2020 

Uma equipe de pesquisadores descobriu um novo material que pode ser impresso em 3D para criar estruturas vasculares similares aos tecidos humanos.

Em um estudo publicado na revista Nature Communications, os cientistas alegam ter desenvolvido uma maneira de imprimir óxido de grafeno em 3D com uma proteína que pode se organizar em estruturas tubulares que replicam algumas propriedades do tecido vascular.

A pesquisa é liderada pelo professor Alvaro Mata, da Universidade de Nottingham e da Universidade Queen Mary, localizadas no Reino Unido.

De acordo com o site EngenhariaE, Mata declarou:

“Este trabalho oferece oportunidades em biofabricação, permitindo a bioprinting 3D de cima para baixo e a auto-montagem de baixo para cima de componentes sintéticos e biológicos de maneira ordenada a partir da nanoescala.” 

O cientista disse que a tecnologia “pode permitir a recriação de vasculatura em laboratório e ter implicações no desenvolvimento de medicamentos mais seguros e eficientes, o que significa que os tratamentos podem potencialmente alcance os pacientes muito mais rapidamente”.

 

Gostou? Então compartilhe: