CGCRE do Inmetro certifica IQA para realização de ensaios em pilhas e baterias

Reconhecimento atesta qualidade e segurança das avaliações feitas em laboratório próprio localizado em Sorocaba, SP

A CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) concedeu ao IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) certificado que atesta a qualidade do laboratório de análises químicas – situado no Parque Tecnológico de Sorocaba, a 100 km de São Paulo – para a realização de ensaios em pilhas e baterias, de acordo com a resolução Conama nº 401, de 2008, que determina os limites de metais pesados.

Segundo Roberta Morette, coordenadora técnica do laboratório de análises químicas do IQA, “o certificado da CGCRE representa o reconhecimento nacional e internacional da competência técnica do Instituto”, que também está habilitado para o atendimento de demandas que exigem acreditação internacional, uma vez que a CGCRE mantém acordos de reconhecimento mútuo com os principais organismos de acreditação em âmbito global.

Para obter a certificação CGCRE para ensaios em pilhas e baterias, o IQA dobrou a instalação física do laboratório, que passou de 85 m² para 170 m². No decorrer de aproximadamente um ano, o Instituto também cumpriu várias etapas, como estudo de viabilidade; desenvolvimento de análises e treinamentos; aquisição de mão de obra; inauguração do espaço ampliado; adequação e documentação para acreditação; e avaliação para extensão do escopo.

Certificação – Fabricantes e importadores devem atender limites máximos de metais pesados para pilhas (cádmio, mercúrio e chumbo) e baterias (cádmio e mercúrio), segundo a resolução Conama nº 401. No caso das baterias, as análises químicas integram certificação compulsória, conforme a portaria Inmetro nº 299, de 14 de junho de 2012.

O laboratório de análises químicas do IQA também é certificado pela CGCRE do Inmetro para realização de ensaios em Arla 32 e líquido de freios, além de já possuir equipamentos para ensaios em líquido de arrefecimento. Interessados em obter mais informações sobre os produtos ensaiados podem contatar o IQA por meio do telefone / WhatsApp Business (11) 3181-9181 ou e-mail [email protected].