Duratex e Lenzing oficializam go decision e seguem no projeto de construção de uma das maiores fábricas de celulose solúvel do mundo

Anúncio formaliza avanço para além da fase de estudos do projeto da joint venture LD Celulose, dando prosseguimento ao financiamento e à construção da fábrica

A Duratex, uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores nos quais atua e a maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul, e a Lenzing Group, líder mundial em fibras especiais de celulose, anunciam a construção de uma das maiores linhas de celulose solúvel do mundo, localizada no Triângulo Mineiro, nas cidades de Indianópolis e Araguari. O planejamento técnico e os processos de aprovação das duas empresas foram concluídos com sucesso.

A fábrica da LD Celulose, joint venture que conta com participação de 51% da Lenzing e 49% da Duratex, tem investimento industrial previsto de US﹩ 1,2 bilhão. A planta terá capacidade de fabricar 500 mil toneladas de celulose solúvel por ano. A unidade vai gerar até 2022, data em que ela começará a operar, cerca de 8 mil empregos diretos durante a fase de construção, e depois empregará aproximadamente 1,1 mil pessoas na operação da planta industrial e da floresta que vai abastecê-la.

"Este anúncio confirma a continuidade de um projeto que temos realizado desde 2018, de forma muito assertiva e eficiente. Além disso, traz para o estado de Minas Gerais a união de duas empresas que são benchmark na gestão industrial de madeira e floresta, construindo então uma forte parceria no setor, de forma a posicionar o Brasil como um dos maiores produtores mundiais de celulose solúvel", avalia Antonio Joaquim de Oliveira, presidente da Duratex.

"As fibras especiais de celulose são uma contribuição importante para mais sustentabilidade na indústria têxtil em todo o mundo. Em linha com nossa estratégia corporativa, ‘sCore TEM’, estamos comprometidos com um forte crescimento orgânico nessa área. Essa planta nos permitirá ser ainda mais independentes e fortalecer nossa posição no mercado. Estamos muito satisfeitos por podermos implementar esse projeto e ver isso como reconhecimento e confiança em toda a equipe", afirma Stefan Doboczky, CEO do Lenzing Group.


Continua depois da publicidade


"As obras de infraestrutura estão em andamento e o início de operação da fábrica está programado para o primeiro semestre de 2022. O desenvolvimento socioeconômico terá impacto positivo em toda região. Reafirmamos o nosso compromisso de trabalhar com as melhores práticas ambientais", enfatiza Luís Kunzel, CEO da LD Celulose.

Sustentabilidade

Além da alta capacidade produtiva, outro destaque da nova planta é o aspecto sustentável. A unidade já conta com 44 mil hectares de florestas plantadas de eucalipto de alto desempenho, fruto de um longo trabalho de melhoramento genético desenvolvido pela Duratex. As florestas que irão abastecer a fábrica possuem certificação FSC® (Forest Stewardship Council®), código de licença FSC-C006042, o que garante uma gestão economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta.

A nova planta também é uma das fábricas com maior produtividade e eficiência energética do mundo. Autossuficiente, fornecerá mais de 40% da energia à rede pública na região como energia renovável a partir de biomassa.

Localização estratégica

A localização da fábrica no Triângulo Mineiro é estratégica, pois tem boas conexões às redes ferroviária e rodoviária, assim como aos portos de Espírito Santo e São Paulo. O projeto da LD Celulose foi classificado pelo governo do estado de Minas Gerais como prioritário devido aos seus efeitos econômicos positivos e à criação de um número significativo de empregos.


Tópicos: