Logomarca Indústria 4.0

Fundação CERTI e FIESC inauguram Laboratório-fábrica de indústria 4.0

Atuação conjunta promove integração de diversos serviços no Instituto da Indústria, que terá como marco a inauguração do laboratório-fábrica para Indústria 4.0 da CERTI

Por: Assessoria de imprensa      21/11/2019 

O Instituto da Indústria, implantado pela FIESC no Sapiens Parque, em Florianópolis, amplia seu escopo de atuação no apoio à inovação na indústria. O marco desta nova etapa será o dia 22 de novembro, com a inauguração do LabFaber, o laboratório-fábrica para desenvolvimento, experimentação e capacitação em Indústria 4.0 da CERTI, focado em soluções de transformação digital para a indústria. No ambiente, ele se une ao Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados (que desenvolve projetos de inovação para a indústria), à Hards (aceleradora de startups da CERTI) e à Produza (que também confecciona e prototipa placas eletrônicas e realiza a integração de produtos).

Laboratório: Fábrica da indústria 4.0
Laboratório: Fábrica de indústria 4.0

"O Instituto da Indústria tem o objetivo central de impulsionar a competitividade do setor. Agora, através da parceria com a CERTI, ele passa a agregar instituições que possibilitam o desenvolvimento completo de produtos e processos, da ideia ao mercado", afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. A integração desse conjunto de serviços vai se refletir em resultados para o setor industrial", acrescenta.

O Superintendente Geral da CERTI, José Eduardo Fiates, enfatiza que o empreendimento se caracteriza como uma plataforma de referência tecnológica para a indústria. "Estamos unindo o desenvolvimento de produtos com sistemas embarcados, processos de manufatura, experimentação, testes, prototipagem, integração, disseminação e capacitação em Indústria 4.0, trazendo riqueza social e oportunidades de novos empreendimentos de hardware e elevando a qualidade da industrial nacional", diz.

Programação

A programação do dia 22 prevê o Open Day, a partir das 14 horas, período em que as instalações do Instituto da Indústria estarão abertas à visitação. Às 17  horas, será realizado o ato inaugural do LabFaber. O Instituto da Indústria está localizado na avenida Luiz Boiteux Piazza, 574 - Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis.

 

Conheça os mecanismos que formam o Instituto da Indústria:

Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados

Integra a rede de 26 institutos de inovação implantados em todo o país pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo SENAI – incluindo os institutos de Processamento a Laser e de Sistemas de Manufatura, de Joinville-SC. Entre seus projetos em desenvolvimento está o nanossatélite, desenvolvido em parceria com a empresa Visiona.

Centro de Referência em Processos Produtivos da Fundação CERTI

Unidade avançada da CERTI dedicada ao desenvolvimento de sistemas de manufatura inteligentes para a Indústria 4.0, confiabilidade de produtos e processos, sistemas de garantia da qualidade e projeto de fábricas. Esta unidade é responsável pela gestão do LabFaber.

LabFaber

Trata-se de um upgrade do LABeléctron, implantado em 2002, pela CERTI, em Florianópolis, e está focado no desenvolvimento soluções utilizando competências-chave nos processos essenciais da Indústria 4.0: planejamento virtual da produção e custos em tempo real; sensoriamento da produção e digitalização da informação; automação inteligente de processos fabris; inteligência fabril; gestão integrada da cadeia produtiva. Conta com apoio do programa prioritário Hardware-BR do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Hards

Aceleradora de startups de hardware da CERTI, resultado de spin-off da aceleradora Darwin Startups. Atualmente se posiciona como um elemento importante no ecossistema de inovação para evolução rápida de startups de hardware para transformação digital e soluções aplicadas à  Indústria 4.0.

Produza

Complementa a atuação prototipando e integrando placas e produtos eletrônicos dos mais variados segmentos de mercado. Além da montagem, a Produza presta serviços de administração e logística de compra e distribuição.

Gostou? Então compartilhe: