Stratasys lança impressora 3D Digital Anatomy, trazendo simulação ultrarrealista para modelos anatômicos funcionais

O uso de cadáveres ou animais para treinamento médico e preparo cirúrgico pode estar com os dias contados

A líder em impressão 3D Stratasys (NASDAQ: SSYS) está ampliando ainda mais seu compromisso com o setor médico com a nova impressora 3D J750 ™ Digital Anatomy ™. Desenvolvida para reproduzir a sensação, a capacidade de resposta e a biomecânica da anatomia humana em modelos médicos, o sistema melhora a preparação cirúrgica e o treinamento, ao mesmo tempo em que ajuda a trazer para o mercado novos dispositivos médicos de forma rápida.

Atualmente, os médicos têm como opções para treinamento ou preparo pré-cirurgia cadáveres, animais, modelos tradicionais ou de realidade virtual, todos com limitações significativas. Diferente dos modelos animais, que somente se aproximam da anatomia humana e que podem gerar preocupações éticas, ou dos modelos de cadáveres, os quais não oferecem as mesmas condições de tecido vivo e precisam de um ambiente controlado, a impressora 3D Digital Anatomy recria a resposta real do tecido e pode ser usada em qualquer lugar, sem a necessidade de instalações específicas. Ela também permite que os usuários se concentrem em patologias específicas.

"Acreditamos no potencial da impressão 3D para fornecer melhores serviços de saúde, e a impressora 3D Digital Anatomy é um grande avanço", afirma Eyal Miller, Head da Unidade de Negócios de Serviços de Saúde da Stratasys. "Estamos oferecendo aos cirurgiões um ambiente de treinamento mais realista e sem riscos. Os fabricantes de dispositivos médicos poderão melhorar a forma como lançam produtos no mercado, realizando a verificação de projetos, validações, estudos de usabilidade e análise de falhas nos novos modelos."

A nova impressora 3D já foi testada em várias organizações. O Jacobs Institute, um centro de inovação médica com sede em Buffalo, Nova York, focado em acelerar o desenvolvimento de dispositivos na medicina vascular, está testando a impressora 3D Digital Anatomy para recriar importantes componentes vasculares para testes e treinamentos avançados. "A impressão 3D tem sido ótima para reproduzir a anatomia específica do paciente em comparação com cadáveres ou com modelos animais. No entanto, a última fronteira para o realismo do modelo de órgão tem sido a sensação de tecido vivo e o realismo biomecânico", diz Adnan Siddiqui, Diretor Médico do Jacobs Institute. "Isso é exatamente o que a impressora 3D Digital Anatomy fornece. Acreditamos que esses modelos proporcionam a melhor oportunidade para reproduzir as condições fisiológicas humanas, com a finalidade de simular situações clínicas reais e estudar novos dispositivos para determinar sua eficácia antes de apresentá-los aos pacientes."


Continua depois da publicidade


Além da impressora 3D, a Stratasys também está lançando três novos materiais: TissueMatrix™, GelMatrix™ e BoneMatrix™, usados para criar aplicações de impressão 3D cardíacas, vasculares e ortopédicas. Também será lançada uma lavadora que remove material de suporte de vasos sanguíneos impressos em 3D.

A nova impressora 3D da Stratasys deve ser usada principalmente por empresas de dispositivos médicos que precisam de novas formas para impulsionar a adoção mais rápida de tecnologias e procedimentos, além de centros médicos acadêmicos, que estão sob crescente pressão para realizar treinamentos fora da sala de operações, com o objetivo de minimizar os riscos para os pacientes. A solução também ajudará a mudar as condições de treinamento cirúrgico baseado no tempo por uma avaliação baseada na proficiência.

A impressora 3D J750 Digital Anatomy foi criada com os investimentos da Stratasys e o crescente sucesso no mercado de serviços de saúde, tanto entre médicos quanto entre fabricantes de dispositivos. Em novembro passado, as impressoras 3D J750 e J735, e a Object30 Prime, foram validadas para uso pela Materialize, parceira da Stratasys, juntamente com o software Materialize Mimics inPrint, certificado pela FDA, para a criação de modelos anatômicos usados no atendimento ao paciente. A empresa está trabalhando em conjunto com a Veterans Health Administration (Departamento de Assuntos Médicos de Veteranos, organização governamental dos Estados Unidos que trata da assistência médica de veteranos de guerra) na aplicação das tecnologias FDM® e PolyJet em vários ambientes de assistência médica, incluindo uma aplicação de reconstrução de mandíbula que reduziu o tempo cirúrgico entre 80 e 100 minutos. O Hospital Universitário de Bordeaux, na França, recentemente usou a J750 da Stratasys para imprimir em 3D modelos transparentes e realistas dos rins de pacientes para casos complexos de remoção de tumores.

Para obter mais informações sobre a nova impressora 3D J750 Digital Anatomy e saber como a impressão 3D está transformando os serviços de saúde, acesse https://www.stratasys.com/3d-printers/j735-j750.

 

Sobre a Stratasys

A Stratasys é líder global em manufatura aditiva ou tecnologia de impressão 3D e é fabricante das impressoras 3D FDM® e PolyJet™. As tecnologias da empresa são usadas para criar protótipos, ferramentas de fabricação e peças de produção para indústrias, incluindo aeroespacial, automotiva, saúde, produtos de consumo e educação. Por 30 anos, os produtos da Stratasys têm ajudado os fabricantes a reduzir o tempo de desenvolvimento de produtos, o custo e o tempo de colocação no mercado, bem como reduzir ou eliminar os custos de ferramentas e melhorar a qualidade dos produtos. O ecossistema de soluções e expertise em impressão 3D da Stratasys inclui: impressoras 3D, materiais, software, serviços especializados e produção de peças sob demanda. Online em: http://www.stratasys.com, http://blog.stratasys.com e LinkedIn.

A Stratasys é uma marca registrada e o selo Stratasys é uma marca registrada da Stratasys Ltd. e / ou de suas subsidiárias ou afiliadas. Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos proprietários.