Braskem e Colormaq lançam primeiro eletrodoméstico brasileiro produzido a partir de resina pós-consumo

Companhias apresentam linha de lavadoras semiautomáticas e automáticas que contribuem para a Economia Circular

A Braskem e a Colormaq, fabricante de eletrodomésticos de linha branca, lançam no mercado uma linha de lavadoras semiautomáticas e automáticas com componentes exclusivos produzidos a partir de resina pós-consumo (PCR). Tratam-se dos primeiros eletrodomésticos brasileiros a serem feitos com esse material.

Lavadora da linha com componentes exclusivos produzidos a partir de resina pós-consumo (PCR) (Foto: Divulgação Braskem)
Lavadora da linha com componentes exclusivos produzidos a
partir de resina pós-consumo (PCR) (Foto: Divulgação Braskem)

Comprometidas com o ciclo do plástico, a Braskem e a Colormaq desenvolveram, em grande parceria, uma alternativa para diversos componentes das lavadoras, utilizando resina pós consumo. As peças foram produzidas pelo processo de injeção e mantém a mesma qualidade e eficiência das que utilizam plástico virgem como matéria-prima. "Isto é exatamente o que a Braskem busca com o posicionamento que anunciamos ano passado em prol da Economia Circular. O plástico reciclado voltando à cadeia de transformação e depois ao consumidor, como um novo produto, representa o nosso comprometimento em apoiar a cadeia na efetiva implementação da economia circular", explica Fabiana Quiroga, responsável por Economia Circular e Reciclagem da Braskem.

São diversos modelos de lavadora, com capacidade entre 4,5 e 16kg, que apresentam design diferenciado, com muita tecnologia, inovação e eficiência de lavagem. Além dos componentes produzidos com resina pós-consumo da Braskem, as outras peças dos eletrodomésticos Colormaq são montadas com elementos que são 100% recicláveis.

A área de P&D (Pesquisa & Desenvolvimento) da Colormarq sempre procura equilibra em seus projetos os melhores produtos para o consumidor, integrando a consciência sustentável em seus modelos. "A parceria entre Colormaq e Braskem reforça o empenho em entregar produtos de qualidade para o consumidor, reduzindo os possíveis impactos ambientais. Estamos muito satisfeitos com o resultado do projeto e expandindo as fronteiras com novas possibilidades de consumo consciente", ressalta Jean Belmonte, Diretor Executivo da Colormaq.
 


Continua depois da publicidade


Sobre a Colormaq
Inovação e foco no consumidor estão no DNA da Colormaq há mais de 43 anos. Com sede em Araçatuba e operações comercial e fabril também em São Paulo/SP e em Feira de Santa/Bahia, possui cerca de 2 mil funcionários e atua em mais de cinco segmentos diferentes de mercado, tais como produção de lavadora semiautomática e automática, armários de aço para cozinha, entre outros.

Atende mais de 6 mil clientes em todo o país e exporta para países da América Latina.
 

Sobre a Braskem
Os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico, engajados na cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Com 41 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha e receita líquida de R$ 58 bilhões (US$ 15,8 bilhões), a Braskem possui produção anual de mais de 20 milhões de toneladas de resinas plásticas e produtos químicos e exporta para Clientes em aproximadamente 100 países.