CERTI premia iniciativas inovadoras do Ecossistema de Florianópolis

Segunda edição do Prêmio CERTI comemora os 35 anos da instituição com novas categorias. Inscrições estão abertas até 31 de outubro.

Inovação e empreendedorismo praticados por empresas, instituições e pessoas principalmente na região de Florianópolis é a proposta do Prêmio CERTI 2019. Serão premiados projetos, empresas iniciativas relevantes não apenas dentro do Ecossistema, mas também realizações de Santa Catarina e de todo Brasil. Com 10 categorias, o Prêmio CERTI deste ano tem como novidades premiações de Economia Criativa, Startup do Ano e Projeto de Governo. A submissão de candidaturas está aberta até 31 de outubro, data em que a CERTI  comemora 35 anos de atividades. A cerimônia de entrega acontece no dia 19 de novembro, no auditório da Softplan, no Sapiens Parque. 

"O prêmio é um reconhecimento ao empreendedorismo e inovação no ecossistema de Florianópolis, que já é uma referência pelo sucesso das empresas e a atuação sinérgica das entidades, que, aliás, são homenageadas pela designação dos troféus das diversas categorias", diz o superintendente geral da CERTI, José Eduardo Fiates. Prestigiar os atores e promotores da inovação era o que faltava no ecossistema, de acordo com o público esteve presente na premiação em sua primeira edição, em 2018. E não é para menos: o faturamento no setor tecnológico atingiu R$ 15,8 bilhões em 2018, segundo os dados do ACATE Tech Report 2019. Só a Grande Florianópolis contribui com R$ 6,7 bilhões desse montante. 

 

Novas categorias

A CERTI traz novidades entre as categorias da segunda edição do Prêmio, que aumentaram de 8 para 10. Foi incluída a categoria Startup do ano, que premiará uma empresa de Florianópolis de acordo com a escolha do público.  As startups também devem se cadastrar até o dia 31 de outubro, como as outras categorias. Entre os critérios de avaliação estão o diferencial empreendedor e o impacto da inovação desenvolvida. A votação será online e ficará aberta ao grande público entre 4 e 18 de novembro. O vencedor será revelado apenas no dia da premiação. Outra nova categoria criada para o Prêmio CERTI é voltada para Projeto de Governo, que reconhecerá iniciativas para fortalecer a cultura da inovação. Podem concorrer quaisquer órgãos, equipes e unidade de governo (executivo, legislativo ou judiciário, municipal, estadual ou federal).  

Neste ano, a categoria Empresa Referência de Economia Criativa substitui a categoria de Comércio, Serviço e Turismo, por ser mais abrangente ao contemplar também outros tipos de negócios, como  cultura, artes, mídia e serviços criativos. “Esta categoria chegou para evidenciar as boas iniciativas em Economia Criativa que estão surgindo no ecossistema e estimular o surgimento de novas ideias”, diz Fiates.

 

Processo de avaliação

Os projetos serão avaliados por, no mínimo, três membros do Conselho Deliberativo, que atribuirão notas de 0 a 10 para cada proposta submetida, considerando cada um dos critérios da categoria.  Com base nas notas, o Conselho selecionará um vencedor por categoria. O procedimento será o mesmo para todas as categorias, com exceção da Startup do ano, que tem votação aberta, e do Personagem Histórico. Para esta última não haverá submissão, sendo que o Conselho Deliberativo irá escolher o vencedor, com base na sua trajetória e contribuições para o empreendedorismo inovador da Grande Florianópolis, de Santa Catarina ou do Brasil. 

Os formulários de inscrição de cada categoria e o regulamento estão disponíveis no site da CERTI.

 

Cronograma: 

09/09 a 31/10: Submissão de candidaturas

12/11 a 15/11: Seleção dos vencedores

04/11 a 18/11: Votação aberta ao público para Startup do Ano

19/11: Evento de premiação