Logomarca Indústria 4.0

A fábrica do futuro no presente: como a tecnologia interconectada otimiza processos

Aparelhos de rádio interconectados a sensores de alta precisão recebem, transmitem e analisam, além da voz, dados, tornando a manufatura 4.0 cada vez mais eficiente

Por: Gisele Flôres (CIMM) com informações da Motorola Solutions      11/08/2019 

Uma máquina autônoma com correias eletrônicas inicia um processo de vibrações acima do normal. Os operários desta linha de produção estão mais à frente, organizando as peças que saem da máquina, portanto, não detectam este possível defeito. Mas um sensor instalado no equipamento consegue identificar esta alteração e emite um alerta para a central da fábrica, por meio de uma rede privada de rádio digital, informando qual a máquina que está apresentando esta anomalia, qual o grau de aumento de vibração que foi detectado e outros dados relacionados à ocorrência. Assim, a supervisão da fábrica pode destinar uma equipe técnica imediatamente ao local para avaliar e solucionar o problema.

Veja que, nesta situação, a linha de produção não precisou ser interrompida ou paralisada, e os funcionários não foram colocados em risco, otimizando o processo produtivo por meio da inteligência de dados. A tecnologia que permitiu que isso ocorresse é o rádio digital interconectado da Motorola Solutions, o sistema MOTOTRBO, que permite, além da transmissão de voz, o envio e análise de dados, e a integração com diversas soluções, proporcionando geração de inteligência e eficiência na fábrica. 

Esta tecnologia foi lançada em 2008, quando os conceitos de Internet das Coisas (IoT), Big Data e inteligência artificial ainda não eram muito difundidos no Brasil. No entanto, de forma visionária, o rádio digitalizado MOTOTRBO já era um dispositivo digital com funcionalidades de interconexão e de envio de dados, trazendo inúmeros benefícios para os mais diversos segmentos de mercado, e principalmente para a manufatura.

A Motorola Solutions é líder em protocolos de radiocomunicação digital DMR (Digital Mobile Radio), padronizado pela ETSI (European Telecommunications Standards Institute). Por meio de banda estreita, que permite a transmissão de recursos de áudio e dados, a tecnologia facilita comunicações bidirecionais via rádio digital, otimizando a eficiência espectral no rádio analógico tradicional. “O MOTOTRBO pode ser conectado em até cinco entradas e saídas digitais, gerando interconectividade entre sensores via bluetooth e WiFi, e permitindo enviar e receber dados”, explica Alex Santos, gerente de Vendas para Mercado Comercial na Motorola Solutions.

Alex conta que os clientes da multinacional possuem e optam pela instalação de redes privadas em função de uma cobertura sempre estável, alta capacidade otimizada e segurança de dados nas interfaces aéreas e físicas, além do custo reduzido em função de ser um ambiente altamente controlado. 

“Uma rede privada com comunicação de rádio consegue enviar voz e dados. No caso das fábricas, nós conseguimos conectar sensores em qualquer lugar, que às vezes não tem conexão via 3G, 4G ou satélite, e transmitir essas informações em tempo real, sem perdas. Redes privadas conseguem transportar grandes quantidades de dados, fazendo transmissão e recepção sem ou com tratamento dessas informações. Por meio da inteligência de dados que é gerada no sistema, o rádio consegue identificar se uma informação é importante para ser enviada em tempo real ou não, como o caso da vibração da correia mencionado no início deste artigo em que a inteligência do sistema detectou um dado com alteração, e entendeu que isso deveria ser comunicado como uma possível ocorrência”, explica Alex.

Além das funções de transmissão e análise de dados, o rádio digital permite a integração com outras tecnologias, sensores e equipamentos, tanto da própria Motorola Solutions, quanto de outros fabricantes. “A Motorola desenvolve um programa chamado Application Development Program, voltado ao compartilhamento de APIs, para ajudar as fábricas a serem cada vez mais interconectadas, levando os dados do ponto A ao ponto B da forma mais ágil e inteligente possível por meio do MOTOTRBO”, complementa.

A digitalização do rádio traz muitos benefícios para a manufatura, com a integração de voz, dados e sensores. Recursos como este vêm sendo cada vez mais utilizados para transmissão de dados, além da conexão com GPS, o que facilita o rastreamento e acompanhamento do status de desempenho de todo e qualquer equipamento da fábrica.

 

Sobre a Motorola Solutions


A Motorola Solutions é uma empresa global com 90 anos de história, e está no Brasil há 40 anos. O portfólio de soluções da empresa se divide em cinco grandes áreas, sendo elas: Rádio e Integração de sistemas; LTE para Defesa e Segurança Pública; Software de Centro de Comando e Controle; Vídeo-Segurança e analítico; e Serviços Gerenciados. Por meio do projeto “Fábrica do Futuro”, a Motorola Solutions oferece soluções para digitalizar empresas de manufatura e conectar áreas, pessoas, dispositivos, máquinas e processos para aumentar sua eficiência operacional. Com a tecnologia da Motorola Solutions, você pode manter os seus trabalhadores conectados e ampliar a segurança deles.

Gostou? Então compartilhe: