Nova estrutura da WEG investirá em coleta de dados, realidade aumentada e mais soluções para a indústria 4.0

Por: Pedro Leal via OCP News      08/07/2019 

Alinhada com a “Indústria 4.0”, a WEG vem investindo na digitalização e no desenvolvimento de aplicativos para seus produtos e serviços, bem como desenvolvendo soluções em softwares para gerenciamento de fábricas em tempo real, tendo como objetivo os ganhos de eficiência e aumento de produtividade, sempre com o uso de monitoramento de dados, sensoriamento e softwares.

Foto Divulgação/WEG

Como a WEG atua na base da indústria e seus produtos são os que promovem o movimento das máquinas, a empresa decidiu ampliar sua atuação e ajudar seus clientes na jornada de coletar dados, monitorar e garantir a melhor performance dos seus equipamentos, tudo com as técnicas e softwares da chamada indústria 4.0.

Segundo Carlos José Bastos Grillo, diretor desta nova área, a WEG faz produtos, soluções e softwares há algum tempo, mas agora existem tecnologias novas. "Elas são mais eficazes e até mais econômicas de medir dados, processá-los e criar insights e informação para a garantia da melhor eficiência dos processos produtivos", explica.

Carlos Grillo assume o novo setor de negócios digitais da WEG | Foto Divulgação/WEG
Carlos Grillo assume o novo setor de negócios digitais da WEG | Foto Divulgação/WEG

Segundo o gestor, garantir a maior produtividade com o aumento da eficiência de uso de um equipamento, será uma das principais vantagens alcançadas com o uso das novas soluções Digitais e softwares WEG.

A nova estrutura de Negócios Digitais estará ligada a divisão Automação e pretende alavancar as vendas de softwares desta unidade, ampliando também o uso dos produtos WEG voltados a indústria 4.0 e automação.

Realidade aumentada e mais

Este novo negócio também atuará desenvolvendo soluções como realidade aumentada para os produtos WEG. Esta técnica consiste em utilizar óculos especiais chamados de Smart Glass onde é possível conciliar informações eletrônicas, desenhos e imagens geradas por software sobre a visão do mundo real na tela dos óculos.


Continua depois da publicidade


Este processo já está em implantação nas fábricas da WEG para processos de conexões de bornes nas caixas de ligação dos motores.

Antes, este processo necessitava a constante conferência de desenhos, listas e diagramas de ligação durante a conexão manual dos bornes e terminais, agora com o uso dos óculos e softwares de realidade aumentada o operador dispensa os papeis, tendo todas as informações na tela dos óculos e na sequência certa que faz as conexões, de forma muita mais produtiva e com menor risco de erros.

Gerenciamento em tempo real

A empresa já utiliza seu sistema para gerenciamento de fábricas em tempo real em muitas de suas plantas, ganhando eficiência com o aumento do OEE, redução de paradas indesejadas e tendo um melhor controle sobre os recursos.

Um exemplo disto pode ser visto na fábrica de fios em Jaraguá do Sul, onde foram aplicados nas máquinas de esmaltação de fios, dois novos produtos WEG para a Industria 4.0.

WEG Motor Scan monitora os dados dos motores e armazena na nuvem | Foto Divulgação/WEG
WEG Motor Scan monitora os dados dos motores e armazena na nuvem | Foto Divulgação/WEG

Estes produtos são os sensores Motorscan e os medidores Smartmeter de energia. Após esta implantação, a fábrica ficou literalmente na palma da mão dos gestores e equipe técnica, permitindo entender melhor a dinâmica e a informação gerada, tudo através de smartphones padrões que leem dados salvos em nuvem com o uso de softwares desenvolvidos pela WEG.

Cada vez mais os equipamentos irão fornecer dados, no que é chamado atualmente de Internet das Coisas (IoT) e para isto o portal de dados da WEG já armazena, processa e gera informação para seus clientes, desde usuários de painéis solares, até fabricantes de máquinas que utilizam produtos WEG.

Gostou? Então compartilhe: