Logomarca Indústria 4.0

Programa Indústria + Avançada ajuda empresas a entrarem na indústria 4.0

Programa oferece uma gama de serviços em inovação para aumentar a produtividade e a competitividade de qualquer negócio

Por: eMóbile      09/07/2019 

O Senai (ES), em parceria com o Sebrae (ES), preparou o Programa Indústria + Avançada. A iniciativa contribui por completo para que a empresa participante entre de vez na Indústria 4.0. Em resumo, compreende uma gama de serviços em inovação, a fim de aumentar a produtividade e competitividade, independente do porte do negócio.

O lançamento do programa passa por oito cidades capixabas: Vitória, Serra, Aracruz, Linhares, São Mateus, Colatina, Cachoeiro e Vila Velha. A ação teve início dia 4 e segue até e 18 de julho.

O Sebrae entra como um importante parceiro nessa iniciativa, ao subsidiar micro e pequenas empresas que participarem do Indústria + Avançada. De acordo com o diretor regional do Senai (ES), Mateus de Freitas, ele foi desenvolvido para ser a mola propulsora e levar as micros e pequenas empresas do Espírito Santo ao patamar Indústria 4.0.

Visão compartilhada pelo gerente da unidade de atendimento setorial indústria do Sebrae, Eduardo Simões. “Não há dúvidas de que as micro e pequenas empresas são importantes para economia.” É nesse contexto, conforme explica o gerente, que o Sebrae e Senai do estado desenvolveram a lançamento. O objetivo, sobretudo, é alavancar a competitividade por meio da implantação de tecnologias e ferramentas vinculadas à indústria 4.0. “Irá diminuir desperdícios para torná-las mais produtivas, ágeis e competitivas”, resume Simões.

Produtos:

Quatro são os produtos que serão oferecidos dentro do Indústria + Avançada para ajudar as empresas a melhorarem seus processos e reduzir os desperdícios. Dois deles são mentorias personalizadas voltadas a aplicação das ferramentas do Lean Manufacturing, com foco em reduzir desperdícios e promover o aumento de produtividade das empresas.

A Mentoria Lean é voltada para microempresas, enquanto a Mentoria Individual pode ser aplicada em empresas de quaisquer portes. Nos dois casos, há um treinamento imersivo e gamificado, com o uso do Lean Game, uma forma lúdica de transferência de conhecimentos sobre a Cultura Lean.


Continua depois da publicidade


Os outros produtos são em formato de consultoria tradicional e acontecem apenas de forma individualizada. A Manufatura Enxuta trabalha com a implementação das ferramentas Lean e também utiliza a gamificação. Já a Manufatura Avançada contribui para que as indústrias implantem tecnologias e ferramentas de baixo custo, que possibilitem a melhoria contínua da sua produtividade.

Lean Game:

O Lean Game é um treinamento inovador, lúdico e divertido. Em resumo, é realizado por meio de um jogo que simula o funcionamento do chão de fábrica. Ao longo da atividade, os participantes aplicam conceitos de manufatura enxuta para otimizar os resultados e aumentar a eficiência do negócio.

O objetivo da metodologia é possibilitar a vivência não apenas do conceito de Lean Manufacturing (manufatura enxuta), como também de Lean Office. A metodologia de jogos para a disseminação da cultura Lean está inserida na Metodologia Senai de Educação Profissional (Msep). Certamente é um modelo dinâmico na aplicação dos conhecimentos de modo sistêmico.

Programa Indústria + Avançada

Linhares
Quando: 10/07/2019
Horário: 8h
Local: Senai Linhares
Endereço: Av. Filogônio Peixoto, 728 – Aviso, Linhares – ES, 29901-627
Confirme sua presença: bit.ly/industriamaisavancadalinhares

São Mateus
Quando: 10/07/2019
Horário: 18h
Local: Auditório da Multivix
Endereço: Rodovia Othovarino Duarte Santos, 844 – Parque Washington, São Mateus – ES, 29938-015
Confirme sua presença: bit.ly/industriamaisavancadasaomateus

Gostou? Então compartilhe: