Logomarca Indústria 4.0

FPT Industrial ganha 10% de produtividade com atualizações

Mudanças de layout e acompanhamento digital dos processos reduziram perdas e melhoraram ambiente na fábrica

Por: Automotive Business      03/07/2019 

A FPT Industrial fez atualizações em sua fábrica, em Sete Lagoas (MG), que elevaram a eficiência, reduziram perdas e aumentaram segurança, conforto e criaram ambientes digitais e mais intuitivos para os colaboradores. As melhorias permitiram aumento médio de 10% na produtividade. 

Os projetos implantados incluem reposicionamento de estações de trabalho nas linhas de produção, melhora na ergonomia e integração das áreas a partir do sequenciamento digital dos kits de peças utilizados nos motores. 

A fábrica de Sete Lagoas é certificada desde 2016 com o nível prata do World Class Manufacturing (WCM), um dos mais altos possíveis em todo o mundo. A unidade produz os motores das famílias F1A, F1C, NEF e S8000, aplicados em veículos para transporte de cargas e passageiros, em máquinas agrícolas e de construção, além de geradores de energia. 

A FPT Industrial implantou dentro da fábrica um projeto piloto na América do Sul chamado Compass Room, uma sala 100% digital que integra diferentes áreas, facilitando o entendimento na execução de projetos para garantir resultados sustentáveis. 

“A grande vantagem dessa tecnologia é o acesso às informações. Conseguimos visualizar o trabalho de cada área, facilitando a análise e indicando projetos prioritários. O conceito moderno e intuitivo fornece autonomia para enxergar melhores ambientes e produtividade”, afirma o gerente de operações, Mário Coriale. 

Segundo a fabricante, as mudanças favoreceram a interligação das estações de trabalho às linhas de produção de motores. Na etapa mais recente foram reposicionados os layouts de cada estação. 

A maior proximidade dos colaboradores com peças, ferramentas e utensílios melhorou a ergonomia. A fábrica dispensa protetores auditivos em toda a área de manufatura e eliminou a necessidade de óculos de proteção nas linhas de produção F1A e F1C.


Continua depois da publicidade


Busca pela qualidade

De acordo com a FPT Industrial, o processo de montagem dos motores é monitorado por sistemas de controle automatizados. Todos os propulsores são submetidos a testes de dinamômetro. Nas salas do banco de provas, avaliações monitoram em tempo real aspectos de vibrações e temperatura. Atualmente, 165 colaboradores trabalham na fábrica de onde sai um novo motor a cada quatro minutos.

Gostou? Então compartilhe: