Logomarca Indústria 4.0

Brasil está entre os dez países que mais investem em inovação

Indústrias devem estar atentas às mudanças no mercado. Sistema Fiep promove evento Jornada Digital para apoiar empresas do Paraná

Por: Agência FIEP      10/06/2019 

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL) mostra que, em uma década, a indústria 4.0 deve atingir 21,8% das empresas brasileiras. Por isso, as indústrias devem estar atentas e atualizadas sobre o que diz respeito à tecnologia e inovação. “Para garantir a sobrevivência frente à concorrência com competitividade, é fundamental traçar planos e objetivos a curto, médio e longo prazo. A transformação digital é uma realidade em todos os setores: as fábricas estão mais inteligentes, os sistemas trocam dados em tempo real e as decisões se tornam mais rápidas”, explica o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo.

De acordo com o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), indústrias que necessitam de alta tecnologia tiveram crescimento mais forte em 2017 que indústrias que necessitam de média ou baixa tecnologia, o que comprova que a tecnologia e a inovação estão ligadas à produtividade. E ela pode estar presente em várias etapas do processo produtivo, convertendo ideias e conhecimento em novos negócios, produtos e serviços que gerem valor econômico, social e ambiental concreto nas empresas.

A educação também é muito importante neste cenário, na formação de um colaborador capacitado e proativo. “Além das empresas se adaptarem ao modelo, é preciso formar um novo profissional, por isso que é urgente que a educação esteja atrelada à revolução digital”, analisa Campagnolo.

Jornada Digital

Nos dias 16 e 17 de julho, no Campus da Indústria, acontece a Jornada Digital, com o tema “Experiências transformadoras para a indústria”, que apresentará soluções inovadoras, com alta concentração de tecnologia, aplicáveis às áreas de saúde, educação e produtividade. Isso, por meio de exposições, rodadas de negócios e workshops.  O evento tem como público-alvo empresários, gestores, profissionais e interessados nos recentes avanços da economia digital.


Continua depois da publicidade


Entre as empresas participantes que irão apresentar e discutir o que as novas tecnologias proporcionam, estão Adobe, IBM, Festo, Huawei, Festo, SKA, Gartner, Bee Tools e Cisco. O evento é aberto ao público e gratuito, com inscrições limitadas que podem ser feitas pelo site www.sistemafiep.org.br/jornadadigital.

Gostou? Então compartilhe: