Logomarca Indústria 4.0

Imersão 4.0 e aplicação prática de estratégias de Indústria 4.0

Por: ABII      04/06/2019 

Aconteceu no dia 28 de maio no hub de inovação Ágora Tech Park, em Joinville (SC), o  “Imersão 4.0”.O encontro teve foco nos aspectos da Indústria 4.0 e reuniu mais de 150 pessoas entre profissionais da indústria, empresas de tecnologia, entidades federativas e universidades.

O painel de abertura foi apresentado por José Rizzo, CEO da Pollux e Presidente da ABII. Em sua fala, ele deixou uma mensagem bem clara com base nas experiências vividas no mercado: a colaboração é um pilar fundamental para garantir a competitividade das empresas. “Não é mais viável criar tudo dentro de casa, é necessário entender as necessidades e trazer os parceiros certos para atender as demandas para que possam crescer juntos e mais rápido”, explicou.

Rizzo chamou a atenção dos líderes para a importância de sair da inércia e buscar  soluções que transformam o seus negócios, aproveitando as tecnologias que já estão em uso, criando as conexões necessárias. “As empresas precisam unir os profissionais de TI com o time de chão de fábrica para criar novos modelos de negócio”, alertou.

 

Palestras e discussões

E como o foco principal do evento era falar sobre a Indústria 4.0 Tulio Duarte, COO da HarboR e também diretor da ACATE Vertical Manufatura apresentou ao público diversos casos práticos de adoção dos conceitos e soluções de Indústria 4.0 que levaram as empresas que os adotaram a saltarem para um novo patamar na melhoria da eficiência de produção, no desenvolvimento de produtos e a gerarem novos modelos de negócio.

Tulio Duarte, COO da HarboR e também diretor da ACATE Vertical Manufatura
Tulio Duarte, COO da HarboR e também diretor da ACATE Vertical Manufatura

Esta palestra serviu de base para a etapa principal, a apresentação das "dores" das indústrias para que então os 33 especialistas em Indústria 4.0 pudessem mostrar caminhos e visões para solucioná-las.


Continua depois da publicidade


Claudio Goldbach, CEO da PERFIL Group e também diretor da ABII, fez a mediação entre a apresentação das dores e soluções. Para isso, desenvolveu-se uma plataforma online para que os participantes do evento postassem sua dificuldades. Em poucos minutos foram postadas 28 dores e o que se seguiu foi uma sequência de discussões sobre as soluções e melhores práticas para os desafios apresentados.

Claudio Goldbach, CEO da PERFIL Group e também diretor da ABII
Claudio Goldbach, CEO da PERFIL Group e também diretor da ABII

Entre as dores postadas, a maior parte tratava questões relacionadas à melhoria do processo produtivo (75%), seguida pela geração de novos modelos de negócio (14%) e por último o desenvolvimento acelerado de produtos (11%).


 

Resultados das discussões

Na segunda etapa do evento os participantes foram recebidos pelos grupos de especialistas que fizeram cinco apresentações com os resultados das discussões e a exposição de caminhos e soluções para as dores apresentadas.

Os principais pontos que apareceram entre dores ou sugestões para solucionar as dores foram:

  • PESSOAS - com a indústria 4.0 as pessoas passam a ter muito mais valor. Elas passam para as máquinas as atividades de operação, ampliando a capacidade de uso do conhecimento.
  • LIDERANÇA - esse movimento das pessoas migrando para atividades mais nobres pede um novo líder. Esta pessoa precisa ser muito mais voltada para o desenvolvimento intelectual.  
  • COLABORAÇÃO - Não serão as máquinas que vão identificar estas oportunidades, mas sim as pessoas. Portanto é necessário estar atento  às oportunidades de colaboração entre os negócios. Seja para a melhoria do processo produtivo, geração de novos modelos de negócio ou visando o desenvolvimento acelerado de produtos.

 

Encerramento

Por fim, a palestra de encerramento teve como tema “Open Innovation”,conduzida por Marcelo Prim, gerente executivo de inovação do SENAI Nacional. O especialista apontou, com base em pesquisas, que não é o tamanho da empresa que determina sua capacidade de inovação. Liderança e colaboração são as peças chave para que se identifique as tecnologias e alternativas para inovar e crescer.

Marcelo Prim, gerente executivo de inovação do SENAI Nacional
Marcelo Prim, gerente executivo de inovação do SENAI Nacional

 

Exposição

Além das discussões sobre temas tão importantes, em paralelo ao evento também aconteceu uma feira de exposições voltada para apresentar soluções que utilizem os conceitos da Indústria 4.0.

Foram apresentadas tecnologias voltadas para o aprendizado acelerado de colaboradores em plataforma colaborativa, controle de produção e de qualidade, sistemas de visão com inteligência artificial, impressão 3D, automação, manutenção preditiva e gerenciamento de ferramentas.

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre as soluções que foram apresentadas na feira, as empresas e instituições participantes foram: 4C Innovation for Business, 4Vision, AdeptMec, Birmind, Directa, Grey Logix, HarboR, Ledefi (ACATE VM), Paxer, PERFIL Group (ABII), Pollux, ProdwinZorfatec (ABIMAQ) e UFSC

 

Junte-se ao Cluster 4.0 nessa jornada de conhecimentos e aprimoramento do mercado industrial! Para mais informações, entre em contato com a nossa equipe!

Gostou? Então compartilhe: