Logomarca Indústria 4.0

Volvo Cars e Varjo criam realidade mista para desenvolver carros

Tecnologia se baseia em novos óculos com câmeras de alta definição

Por: Automotive Business      05/06/2019 

A Volvo Cars a finlandesa Varjo, especializada em óculos de realidade aumentada, criaram uma tecnologia de “realidade mista” para a avaliação de protótipos, projetos e recursos de segurança ativa. Embora virtual, ela é extremamente realista por causa do emprego de câmeras de alta definição nos óculos. 

Com essa tecnologia, ambas as empresas tornaram possível dirigir um carro real usando óculos 3D capazes de acrescentar elementos virtuais ou recursos completos que parecem reais ao motorista e também aos sensores do carro para ajudar no desenvolvimento dos veículos. 

Os novos óculos Varjo XR-1 foram lançados esta semana durante uma feira na Califórnia e uma patente foi registrada para a aplicação da tecnologia. Com o XR-1, os engenheiros conseguem “dirigir” e avaliar os futuros carros e seus recursos anos antes de eles existirem.

Segundo a Volvo, a “realidade mista” pode reduzir bastante os prazos de desenvolvimento, criando uma nova forma de avaliar recursos e projetos quase imediatamente.

"Com a ‘realidade mista’ podemos começar a avaliar projetos e tecnologias ainda na prancheta", afirma Henrik Green, diretor de tecnologia da Volvo Cars.


"Em vez da maneira usual e estática de avaliar novos produtos e ideias, podemos testar conceitos na estrada imediatamente. Essa abordagem oferece uma considerável economia potencial, identificando prioridades e eliminando gargalos já no processo de planejamento e desenvolvimento", garante Green. 

A colaboração entre a Volvo e a Varjo terá o apoio do Volvo Cars Tech Fund, fundo de capital de risco da fabricante sueca que investe em startups de tecnologia de alto potencial.

Gostou? Então compartilhe: