Termomecanica ultrapassa a marca de 100 ligas de Cobre

Empresa torna-se a única do mercado a dispor de uma centena de ligas em seu portfólio. As aplicações são as mais diversas e atendem as demandas específicas de segmentos altamente exigentes

Como reflexo dos constantes investimentos em inovação e inciativas de pesquisa e desenvolvimento, a Termomecanica ultrapassa, em 2019, a marca de 100 ligas de Cobre disponíveis em seu portfólio, incluindo as linhas que são padrão de fabricação e também as especiais produzidas sob demanda. Devido à complexidade dos processos de fabricação, esse volume de ligas de Cobre fabricadas é um grande marco para a companhia, que é líder de mercado e referência na América Latina pela capacidade produtiva desse tipo de material. A maioria dessas ligas foi desenvolvida com base em demandas conhecidas de mercado e além de suprir o consumo interno, contribuem de maneira estratégica para a expansão da Termomecanica globalmente.

“Desde seu início a TM executa serviços sob encomenda. Por seu espírito inovador, o fundador Salvador Arena, assumia pedidos de peças ou equipamentos com características especiais, muitas vezes pela satisfação de superar os limites da tecnologia. Com isso, a empresa adquiriu muita capacidade técnica que permite até hoje desenvolver novas ligas”, explica Luiz Henrique Caveagna, diretor industrial da Termomecanica.

O Cobre é um metal altamente versátil e que entrega, quando cuidadosamente fabricado e controlado, uma série de propriedades mecânicas únicas, como, por exemplo, combinações com elevada resistência mecânica e condutibilidade elétrica, além de alta capacidade de resistência à corrosão nos mais diferentes meios, bem como ação bactericida.  Desta forma, as aplicações das ligas de Cobre especiais são as mais diversas e atendem as demandas específicas de mercados altamente exigentes, como a indústria aeroespacial, naval, automotiva e de defesa. Existe atenção especial também para os produtos voltados às novas tecnologias das energias renováveis e eletromobilidade.

Entre os principais diferenciais da Termomecanica, e que foram cruciais para ultrapassar a marca de 100 ligas de Cobre, estão o cuidado com as matérias primas, o rígido controle de qualidade, o parque fabril completo e a equipe técnica especializada. Segundo Caveagna, “só é possível administrar uma gama tão extensa de produtos com o uso de tecnologia da informação e soluções modernas de gestão, tais como ferramentas de otimização e controles de estoque.”  Além disso, toda nova liga da Termomecanica passa por etapas de desenvolvimento que vão desde a escala Laboratorial até testes em escala e volumes reais, sempre acompanhados pelas equipes de P&D e Engenharia. Outro fator bastante importante para o sucesso na fabricação das ligas de Cobre especiais é a estreita relação com o Centro Educacional da Fundação Salvador Arena (CEFSA) e com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP).


Tópicos: