Logomarca Indústria 4.0

Microsoft e BMW trabalhando juntas em prol da indústria 4.0

Por: WinTeam      04/04/2019 

Em uma recente parceria, a Microsoft e o grupo BMW uniram forças para impulsionar o desenvolvimento industrial aberto da IoT (internet das coisas) e ajudar no crescimento de uma comunidade para construir futuras soluções da Indústria 4.0.

Mas, o que é indústria 4.0?

Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial é uma expressão que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem.

Principais pontos da parceria da Microsoft com a BMW:

  • Estrutura de tecnologia e comunidade aberta para compartilhar soluções inteligentes de fábrica nos setores automotivo e de manufatura para acelerar significativamente futuros desenvolvimentos industriais de IoT.
  • Utilizando casos de uso industrial e código de exemplo, os membros da comunidade e os parceiros terão a capacidade de desenvolver seus próprios serviços e soluções.
  • Construída na plataforma de nuvem de IoT industrial do Microsoft Azure, a Plataforma de Manufatura Aberta tem como objetivo fornecer uma arquitetura de referência com componentes de código aberto baseados em padrões industriais abertos e um modelo de dados aberto.
  • Até o final de 2019, o objetivo é ter um conjunto inicial de quatro a seis parceiros no local e um mínimo de 15 casos de uso implementados em ambientes de produção selecionados.
  • Fabricantes e fornecedores, incluindo empresas de fora da indústria automotiva, serão incentivados a participar da comunidade

Sobre a Plataforma de Manufatura Aberta (Open Manufacturing Platform – OMP

Na fabricação de hoje, a produção e a lucratividade podem ser prejudicadas por sistemas proprietários e complexos que criam silos de dados e reduzem a produtividade. Tal plataforma foi projetada para quebrar barreiras por meio da criação de uma estrutura de tecnologia aberta e de uma comunidade de várias indústrias.


Continua depois da publicidade


Espera-se que a iniciativa apoie o desenvolvimento de soluções de fábrica inteligentes que serão compartilhadas pelos participantes da OMP nos setores automotivo e de manufatura em geral. O objetivo é acelerar significativamente os futuros desenvolvimentos industriais de IoT, reduzir o tempo de geração de valor e impulsionar a eficiência da produção, ao mesmo tempo em que enfrenta desafios industriais comuns.

“Microsoft e BMW estão unindo forças para transformar a eficiência da produção digital em toda a indústria”, disse Scott Guthrie, vice-presidente executivo do Microsoft Cloud + AI Group. “Nosso compromisso com a construção de uma comunidade aberta criará novas oportunidades de colaboração em toda a cadeia de valor da manufatura”.

Um exemplo de uso da plataforma na BWM é segunda geração de seus sistemas de transporte autônomo na fábrica da empresa em Regensburg, Alemanha, um dos 30 locais de produção e montagem do BMW Group em todo o mundo.

Este caso de uso permitiu ao BMW Group simplificar bastante seus processos logísticos por meio da coordenação central do sistema de transporte, criando uma maior eficiência logística. No futuro, este e outros casos de uso – como feedback digital, gerenciamento da cadeia de suprimentos digital e manutenção preditiva – serão disponibilizados e, de fato, “Dominar a complexa tarefa de produzir produtos premium individualizados requer soluções inovadoras de TI e software”, disse Oliver Zipse, membro do Conselho de Administração da BMW AG, Production. “A interconexão de locais e sistemas de produção, bem como a integração segura de parceiros e fornecedores, são particularmente importantes. Temos contado com a nuvem desde 2016 e estamos constantemente desenvolvendo novas abordagens. Com a Plataforma de Manufatura Aberta como a próxima etapa, queremos disponibilizar nossas soluções para outras empresas e alavancar conjuntamente o potencial, a fim de garantir nossa forte posição no mercado a longo prazo.”

Espera-se que o OMP Advisory Board esteja em operação com um conjunto inicial de quatro a seis parceiros e um mínimo de 15 casos de uso implementados em ambientes de produção selecionados até o final de 2019. Os dois parceiros iniciais, Microsoft e BMW Group, vão encorajar outros fabricantes e fornecedores, incluindo empresas de fora da indústria automotiva, a se unirem à comunidade.

Gostou? Então compartilhe: