ZF adquire a fornecedora de mobilidade 2getthere

A ZF se empenha para definir novos padrões para mobilidade autônoma e soluções de transporte

A ZF Friedrichshafen AG adquiriu uma participação de 60% da 2getthere B.V. A empresa fornece sistemas completos e automatizados de transporte, e está sediada em Utrecht/Holanda, com escritórios em São Francisco, Dubai e Singapura. As aplicações variam desde sistemas elétricos de transporte sem condutor em aeroportos, empresas e parques temáticos até infraestruturas dedicadas de transporte urbano. Com este investimento, a ZF continua a executar sua estratégia de mobilidade para a próxima geração, conhecida como Next Generation Mobility, fortalecendo suas bases nos mercados crescentes de Mobilidade como Serviço e de veículos conduzidos automaticamente, além de complementar suas atividades existentes.

“A 2getthere tem mais de três décadas de experiência no mercado de veículos autônomos de transporte de passageiros, assim como competências únicas em engenharia e software. Esta aquisição suporta a estratégia de nos tornarmos um fornecedor líder de sistemas de transporte autônomo no crescente e novo mercado de mobilidade”, disse Wolf-Henning Scheider, Chairman do Board of Management da ZF Friedrichshafen AG. Com este investimento estratégico, a ZF está fortalecendo sua posição nos mercados crescentes de soluções em Mobilidade como Serviço, sistemas autônomos de transporte e veículos autônomos compartilhados. As ações maioritárias na 2getthere complementam os investimentos e cooperações existentes da ZF, como o e.GO Moove, uma joint venture com a e.GO Mobile AG, que objetiva a produção do micro-ônibus autônomo e.GO Mover, e também a Transdev, uma operadora e fornecedora mundial de soluções integradas de mobilidade.

A 2getthere foi fundada em 1984. Desde então, acumulou mais de 100 milhões de quilômetros de rodagem autônoma com sistemas de transporte de passageiros e carga sem condutor nas maiores cidades ao redor do mundo, incluindo Rotterdam, Abu Dhabi e Singapura, assim como vários portos e aeroportos. Os sistemas sem condutor da 2getthere, em serviço comercial no parque empresarial Rivium (Capelle aan den IJssel) e Masdar City (Abu Dhabi) transportaram mais de 14 milhões de pessoas, de forma totalmente elétrica e confiável. A confiabilidade dos sistemas instalados pela 2getthere, incluindo controles de veículos e arquitetura de software ultrapassa 99,7%.


Continua depois da publicidade


“O mercado para sistemas elétricos de transporte sem condutor está se desenvolvendo dinamicamente. Queremos continuar liderando o mercado, e o envolvimento da ZF está nos ajudando a realizar nossos planos de crescimento, acelerar nosso mapa de tecnologia e fornecer segurança para clientes novos e existentes”, disse Carel C. van Helsdingen, fundador e CEO da 2getthere. “A cooperação tecnológica com a ZF apoiará o trabalho da 2getthere pela entrega de um mix de aplicações de trânsito como o Rivium e o Aeroporto de Bruxelas”. Olhando somente para os três últimos anos, a receita da empresa cresceu 60%.

No futuro, a ZF e a 2getthere trabalharão em estreita proximidade para desenvolver ainda mais tecnologias para sistemas autônomos de transporte. “Nós nos tornamos um fornecedor completo de sistemas para funções automatizadas e, portanto, estamos em uma posição perfeita para apoiar a 2getthere. Podemos entregar driveline de acionamento elétrico, soluções para tecnologias de sensores, computação de alto desempenho e atuadores para todos os níveis de aplicações automatizadas”, explicou Scheider. Por outro lado, a ZF também se beneficiará da vasta experiência em campo da empresa holandesa e de sua ampla competência em engenharia e software, considerando a configuração e implementação de sistemas autônomos completos de transporte. Espera-se que as equipes de engenharia e desenvolvimento de softwares da 2getthere em Utrecht, Holanda, cresçam significativamente nos próximos anos, aproximadamente dobrando os atuais 60 funcionários.

As duas empresas concordaram em não divulgar o volume da transação.