M. Dias Branco evita o uso de 457 toneladas de plástico em embalagens de produtos

A modernização de equipamentos e a reavaliação do processo produtivo permitem a redução do consumo de plástico em até 26%

A M. Dias Branco, nacionalmente conhecida por ser dona de algumas das mais valorizadas marcas de massas e biscoitos do país, como Adria, Vitarella, Fortaleza e Piraquê, segue diretrizes de sustentabilidade em todo o seu processo produtivo. A partir da modernização dos equipamentos ou readequações nas dimensões e design das embalagens, a companhia reduziu em 3,4% o consumo total de embalagens plásticas, o equivalente a 457 toneladas de plástico. A economia chegou a 26% nos bolinhos das marcas Richester, Treloso e Pellagio.

O uso do plástico na embalagem é necessário para a proteção do produto, por isso, a redução no consumo precisa ser aliada à manutenção da alta qualidade oferecida ao mercado. Como exemplo, os bolinhos da linha Animados Zoo, de Richester, ou das marcas Treloso e Pelaggio, que atingiram o maior percentual de economia de plástico, são resultado do processo produtivo modernizado na fábrica de Maracanaú, no Ceará. Dessa forma, foi eliminado o plástico que envolvia o display do produto na linha de produção, de maneira imperceptível ao consumidor.

“Mesmo com o crescimento do volume de vendas da M. Dias Branco, conseguimos atuar nas embalagens, sejam elas primárias, secundárias ou terciárias, de tal forma que a demanda não gere, proporcionalmente, a ampliação no uso de plástico. Pelo contrário, anualmente, reduzimos essa necessidade, sem impactos à qualidade do produto”, explica Yara Alves, líder do Grupo de Trabalho focado em Embalagens da M. Dias Branco.

A M. Dias Branco possui, desde 2015, mais sete grupos de trabalho voltados para as práticas sustentáveis, além do Grupo de Trabalho específico para embalagens. São focados em Energia; Resíduos, Águas e Efluentes; Cultura; Insumos; Nutrição e Saudabilidade; Comunidades e Investimento Social; Segurança e Saúde Operacional. Os grupos têm como objetivo direcionar o desenvolvimento corporativo rumo à sustentabilidade, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).