Tecnologia da ABB reduz o uso de energia do InterContinental Hotel Madrid em 40%

Hotel de referência mundial está atingindo suas metas ambientais com drives e motores de alta eficiência da ABB. O uso de energia foi reduzido em 445.000 kWh por ano.

O IHG (InterContinental Hotels Group) desempenha um papel importante na busca pela sustentabilidade, com mais de 5.500 hotéis de 15 marcas diferentes em quase 100 países ao redor do mundo. Por meio do sistema IHG Green Engage, o IHG reduziu sua pegada de carbono por sala ocupada em 15% entre 2013 e 2017. Um dos focos para redução de energia são os sistemas HVAC que podem usar entre 60% e 80% de toda a energia consumida por um hotel.

O InterContinental Madrid é um importante caso de sucesso no sistema IHG Green Engage. Localizado em Paseo de la Castellana, o hotel cinco estrelas tem sido um marco na indústria de hospitalidade da Espanha ao longo dos seus 65 anos de história. Acolhe cerca de 100.000 pessoas por ano, incluindo presidentes, realeza, celebridades e líderes empresariais.

“Por meio do programa IHG Green Engage, todos os hotéis precisam atingir metas ambientais definidas. Mas nunca pode haver nenhum comprometimento no conforto ou conveniência de nossos hóspedes”, explica Esteban Rodriguez, engenheiro-chefe do InterContinental Hotel Madrid. Uma pesquisa detalhada de energia, conduzida pela Exel Industrial, fornecedora oficial de valor de vendas, suporte, serviço e engenharia da ABB em Madri, revelou que o uso de energia do hotel foi alto, particularmente nos oito grupos de bombas que atendem seus sistemas HVAC e fornecimento de água quente para os quartos dos hóspedes, cozinhas e outras instalações.

Com base nessas descobertas, os sistemas de bombeamento foram equipados com 13 acionamentos de velocidade variável (VSDs) ABB ACH550 e 16 motores elétricos com classificação de eficiência energética IE3, e integrados a sistemas de gerenciamento de edifícios. Essa atualização fornece ao sistema geral maior estabilidade e maior eficiência de energia, já que as velocidades do motor agora são ajustadas para atender à demanda em um determinado momento.


Continua depois da publicidade


As soluções de movimento inteligente da ABB possibilitam uma economia de energia de cerca de 40%, ajudando o InterContinental Hotel Madrid não apenas a atender, mas a superar as metas do sistema IHG Green Engage. Ao longo de um ano, isso soma 445.000 quilowatts-hora (kWh), reduzindo a conta anual de energia do hotel em até US$ 37.000, entregando um retorno projetado sobre o investimento em menos de dois anos.

Como resultado do programa Green Engage do IHG, a pegada de carbono do hotel foi reduzida em 253 toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano. Se uma economia de energia semelhante pudesse ser replicada em apenas um de cada quatro dos 187.000 hotéis estimados no mundo (de acordo com a STR Global), as emissões globais de CO2 poderiam ser reduzidas em quase 12 milhões de toneladas por ano - semelhante ao fechamento de três usinas a carvão.

Uma pesquisa publicada pela International Tourism Partnership (ITP) mostra que a indústria hoteleira representa atualmente um por cento de todas as emissões globais. Esse número aumentará à medida que o turismo continuar a crescer, com o número total de quartos de hotéis em todo o mundo passando dos atuais 17,5 milhões para mais de 25 milhões em 2050.