Tecnologia será ainda mais importante no mundo pós-pandemia

Pexels
Imagem: Pexels

Uma crise global como a que estamos vivendo certamente abre muitos espaços para a inovação. É impossível encarar um mundo completamente diferente utilizando os mesmos métodos e ferramentas de antes das mudanças. Por isso, a tecnologia terá um papel ainda mais fundamental nos negócios brasileiros. Será o uso dela que ditará o ritmo da economia, sendo o jeito mais fácil de conseguir salvação após a pandemia.

Antes da pandemia as últimas tecnologias ainda sofriam certo desinteresse, principalmente no setor industrial. Prova disso é que apenas 2% das indústrias brasileiras se enquadram no conceito de Indústria 4.0, enquanto em países como Estados Unidos e China, esse número ultrapassa os 50%. Mesmo sabendo da importância desses métodos, eles ainda não eram essenciais como serão daqui pra frente.

Sabemos que a recuperação pós-pandemia será lenta. Mas, também é certo que a Indústria 4.0 será o ponto chave para dar a volta por cima e conseguir a salvação. A conectividade entre os trabalhadores e as máquinas traz tudo o que é necessário para sair de uma crise: enorme redução nos custos aliado a um grande aumento na produtividade, com maior eficiência e menor possibilidade de erros.

Para alcançar os processos de inovação e recuperar a economia, o investimento em pesquisa também se torna muito mais necessário. Ainda não se sabe exatamente quais tecnologias serão as mais importantes no mundo pós-pandemia, já que o contexto socioeconômico é imprevisível. Exatamente por isso, as pesquisas devem abranger o maior número de cenários possíveis.

Os regimes de trabalho também deverão sofrer alterações. A adoção do home-office por parte de muitas empresas trouxe bons resultados na produtividade e, por isso, a tendência é que o trabalho remoto ganhe mais força no Brasil após a crise. Isso porque este modelo também traz muito potencial na redução de custos, principalmente na manutenção dos espaços das empresas.

Com o aumento do trabalho remoto, outro ponto da tecnologia terá sua importância aumentada: a cibersegurança. A partir do momento em que os dados empresariais se espalham entre os computadores pessoais dos funcionários, se torna necessário um sistema de proteção muito mais elaborado.

Além disso, a segurança virtual também ganhará importância na medida em que o comércio virtual se consolida. Durante o isolamento social, os números do e-commerce brasileiro bateram recordes, sendo decisivos para manter muitas empresas em funcionamento. Porém, as transações online exigem muita segurança, passando mais confiança ao consumidor e aumentando o faturamento com as vendas.

Expert em tecnologia do REVIEWBOX, Gabriel Fernandes afirma: “A conectividade, a inovação e a segurança virtual serão essenciais para a retomada econômica, pois abrangem os mais diversos segmentos de negócios”. Ele ainda ressalta que a junção dos três pontos carrega o poder de melhorar qualquer produção reduzindo despesas.


Tópicos: