Ebrats abre para o público na próxima quarta-feira

16ª edição do evento vai reunir empresas para apresentar as inovações do segmento de tratamentos de superfície e mostrar ao mercado suas novidades

O 16º Ebrats (Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície), abre ao público na próxima quarta-feira (12), às 14h, apresentando ao mercado a evolução do setor, que movimenta entre US$ 55 milhões e US$ 65 milhões ao ano em processos e equipamentos. Nos sete mil metros quadrados de área no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, químicos, engenheiros, técnicos, laboratoristas, pesquisadores, fabricantes de produtos químicos e fornecedores de equipamentos de produção, controle e ensaio de tratamento de todo o país e da América Latina terão acesso às mais avançadas tecnologias de diversos segmentos da indústria.

Realizado pela ABTS (Associação Brasileira de Tratamento de Superfície) e promovido nesta edição pela Cipa Fiera Milano, o Ebrats deve receber 40 mil visitantes qualificados até sábado (15).

Airi Zanini, presidente da ABTS, ressalta que o evento também oferece especialização para os visitantes. "Como associação, damos nossa contribuição através de cursos para todo esse universo com o qual estamos falando. Esse apoio técnico ajuda a fomentar o desenvolvimento profissional do mercado". A programação dos mais de 10 cursos técnicos, incluem temas da atualidade, como "Novas especificações de corrosão na indústria automobilística", "Sustentabilidade do negócio" e "Aplicações em alumínio".

Uma outra forma de estimular o desenvolvimento de novas tecnologias no Brasil é a exposição e apresentação de trabalhos inéditos de congressistas, de cunho técnico e científico, que implantados pela indústria, podem reduzir custos e tornar os processos menos agressivos para o meio ambiente. Este ano, segundo Zanini, foram inscritos 32 trabalhos, sendo 26 selecionados.


Continua depois da publicidade


Cerimônia de abertura

Participam da cerimônia de abertura, que tem início às 13h30, na entrada da feira, Paulo Peres, presidente, e Denise Salermo Gimenes Cruz, gerente executiva da ABRALIMP (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional); José Maria Gomes, presidente da ABTPL (Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos); Antônio Carlos de Camargo, presidente da ABCERAM (Associação Brasileira de Cerâmica); Fabio O. Pennella, presidente, e Obdulio N. Pennella, vice-presidente da SADAM (Asociación Argentina de Acabado de Metales) e Roberto Della Manna, presidente do Sindisuper (Sindicato da Indústria de Proteção, Tratamento e Transformação de Superfícies do Estado de São Paulo).

Paralelamente à Ebrats, acontecem a 12ª Fesqua – Feira Internacional da Indústria de Esquadrias, destinada a toda a cadeia produtiva e serviços de apoio ao mercado de esquadrias e a 11ª Feitintas – Feira da Indústria de Tintas, Vernizes e Produtos Correlatos, voltada ao mercado de tinta imobiliária, repintura automotiva e industrial, além de complementos.