A importância da transparência de consumo de energia nas fábricas inteligentes

Com portfólio completo, a Mitsubishi Electric defende a importância do monitoramento eficaz para economizar custos, fomentando o desenvolvimento da automação industrial

A Mitsubishi Electric, uma das principais fornecedoras de soluções em automação industrial do mundo, investe na eficiência energética como forma de suportar o avanço da indústria no Brasil. Trata-se de um desafio importante, já que, segundo a ABESCO, há um potencial de redução de quase 10% no consumo de energia industrial em todo o País.

Para cumprir esse propósito da melhor maneira possível, a companhia aponta como o primeiro passo a medição eficaz de energia. “Utilizar um multimedidor de energia é o passo inicial para entender o consumo em uma instalação, identificando os principais vilões e possibilitando a criação de um plano de ação baseado no histórico de dados coletados”, afirma Pedro Okuhara, especialista de produto e aplicação da Mitsubishi Electric do Brasil.

A partir dos dados obtidos, pode-se realizar o rateio de consumo entre os setores da fábrica, possibilitando que cada unidade de produção saiba quanto está realmente consumindo. Além disso, aumentando o número de pontos de medição dentro do processo, é possível criar indicadores específicos, como um índice de consumo de energia elétrica por produto produzido, um valor que pode ser comparado entre outras fábricas da mesma empresa e, assim, ajudar a atingir máxima eficiência.

Dentro do portfólio de automação industrial, a multinacional japonesa também oferece uma solução completa de baixa tensão, lançada recentemente no mercado nacional. A linha de produtos é versátil, incluindo Disjuntores até 6300A com medição e comunicação, que facilitam a gestão de energia, além de Inversores de frequência que podem reduzir o consumo de motores.

“Trazer eficiência energética para as empresas é uma missão global da Mitsubishi Electric. Trabalhamos com uma ampla gama de produtos e serviços para que as empresas possam proporcionar um futuro cada vez mais sustentável, desenvolvendo soluções com produtos eficientes e inteligentes”, finaliza Pedro Okuhara.