ESPECIAL PUBLICITÁRIO

movimentação? plásticos! A igus levará para a FISPAL 2018 as últimas novidades em soluções de plástico de alto desempenho que otimizam máquinas e equipamentos no setor de embalagem e na indústria alimentícia.

Apresentando produtos e soluções voltadas para necessidades específicas da indústria de embalagens, como higiene alimentar ou conformidade com FDA, a igus empresa Alemã especializada em soluções feitas em polímero de engenharia, levará diversas inovações que promovem redução de custos e funcionamento seguro.

Especialmente em máquinas e equipamentos que possuem contato com alimentos, requisitos especiais devem ser atendidos, tanto no quesito limpeza e viabilidade econômica, como também soluções precisas e que possam estar em contato com diferentes condições de trabalho, a igus possui uma linha completa de produtos que atendem todos esses pontos. O grande diferencial de suas soluções está em produtos para aplicações que envolvem movimentação que não necessitam de lubrificação e também são livres de manutenção.

Os produtos e soluções igus® possuem inúmeras aplicações e benefícios incomparáveis quando utilizados em diversos maquinários. O objetivo para a FISPAL será levar e apresentar soluções que demonstram como otimizar a produção e reduzir custos, que consequentemente conseguem promover um maior ganho tecnológico para as indústrias alimentícias, embalagem e bebidas. Os polímeros da igus trazem diversos benefícios na modernização de equipamentos e em aplicações onde o desgaste é um problema.

Dentre os produtos principais da empresa, estão os sistemas de esteiras porta cabos, cabos flexíveis, conectores, buchas autolubrificantes, mancais, guias lineares, e entre outros que, além de possuírem vida útil longa, reduzem o tempo de máquinas paradas nas indústrias. Para cada desafio que envolve máquinas e equipamentos, soluções testadas no laboratório de testes da empresa, localizado na Alemanha, que aumentam a confiabilidade das máquinas e reduzem o volume de trabalho de manutenção.

Para essa Fispal, dentre as novidades que a igus levará estão toda a gama de buchas autolubrificantes, mancais e guias lineares para ajuste de formato, que foram desenvolvidas especialmente para o setor. Produtos em polímero de alto desempenho que atendem aos requisitos mais rigorosos dessas aplicações que exigem higiene e segurança alimentar em todos os passos do processo de produção de alimentos e embalagens. 

Uma outra novidade, será o portfólio completo da fita autolubrificante Tribo-tape, que reduz o atrito em superfícies com movimentação linear, permitindo um deslizamento suave e reduzindo o desgaste de máquinas e equipamentos. Ela também pode ser utilizada como um revestimento de proteção de borda e proteção do produto. A fita Tribo-tape já está sendo utilizada em sistemas de embalagem e transporte, pois promove um deslizamento leve, silencioso, simples e sem lubrificação. Além disso, a fita também possui o selo FDA, o que a torna adequada para uso em aplicações alimentícias e que precisam estar higienizadas constantemente. 

Além da fita Tripo-tape, levaremos toda a linha de produtos igus voltadas para o setor como Tarugos (barras que podem ser usinadas de acordo com a necessidade do cliente), buchas autolubrificantes, guias lineares, rolamentos e muitas outras soluções com feitas em polímero que reduzem custos, diminuem a manutenção e aumentam a vida útil e o tempo de operação de máquinas e equipamentos, por possuírem desgaste reduzido.

Os sistemas de guias lineares da igus garantem o ajuste preciso e rápido de máquinas na indústria de alimentos e bebidas. Integrando, soluções livres de manutenção a revestimentos resistentes ao desgaste utilizados no carrinho, permitem guias que conseguem deslizar sem lubrificação. Até as buchas e rolamentos dentro das guias lineares possuem revestimentos compatíveis com as certificações FDA e UE, fabricado com plástico de alto desempenho e que permitem qualquer contato com alimentos ou embalagens sem o risco de contaminação.

Na linha de guias lineares drylin, a máquina drylin package conveyour estará simulando as diversas opções disponíveis para regulagens automáticas em esteiras transportadoras e máquinas de embalagem, exemplificando durante todo o período da feira diferentes métodos para o set-up automático e regulagem de fusos e guias lineares, onde com um único acionamento por motores é possível fazer a movimentação acontecer.

Confira abaixo, alguns benefícios dos produtos igus para a indústria alimentícia:

  • Polímeros com certificação FDA e de acordo com o Regulamento UE - seguros e confiáveis para a segurança alimentar.
  • Sem contaminação do produto pois não necessita de lubrificantes
  • Resistência à temperatura
  • Resistente à corrosão
  • Absorção mais baixa de umidade
  • Resistente a produtos químicos, ácidos, produtos de limpeza alcalinos e alcoólicos
  • Livre de manutenção
  • Melhor resistência ao desgaste
IMG1. O deslizamento suave, por exemplo, na indústria de bebidas,
é proporcionado pelas fitas Tribo-Tape, altamente resistentes ao
desgaste e à abrasão, desenvolvidas pela igus.
IMG2. A fita tribo feita de materiais iglidur A160 pode ser colada em
uma série de superfícies e formas, permitindo assim uma ampla gama
de opções ao projetar superfícies deslizantes onde o baixo atrito
e o desgaste são fundamentais.
IMG3.  Roletes feitos em polímero para uma movimentação
precisa e livre de lubrificantes para esteiras transportadoras.
IMG4. Buchas autolubrificantes extremamente resistente à
diversos tipos de ambientes, seja com temperaturas altas ou
baixas. Uma solução de baixo custo para máquinas e
equipamentos desse segmento.

  

IMG5. Guias lineares igus, eixo motorizado para mecanismos
de ajuste simples. Tecnologia de acionamento livre de 
lubrificação e livre de manutenção. 

Eles atendem aos requisitos de higiene alimentar e segurança alimentar em todas as etapas do processo de produção. Resistente à temperatura e aos produtos químicos, livre de corrosão, livre de manutenção e resistente ao desgaste, estas são apenas algumas de suas vantagens técnicas. Soma-se a isso a baixa absorção de umidade que desempenha seu papel nos ciclos de limpeza dos componentes individuais do sistema nesta aplicação. 

Para a parte elétrica, a igus também conta com alguns produtos diferenciados para a indústria alimentícia, de bebidas e embalagens, se trata da esteira porta cabos TH3, que é conhecida como a primeira esteira porta cabos com design higiênico. Seu grande diferencial consiste em seu design que com cantos arredondados, não deixa espaço para sujeira se acumular e ocasionar em germes e ocorrer a formação de germes. Além disso, a esteira TH3 é de fácil limpeza, possui ótima resistência aos meios e agentes químicos utilizados na indústria, altamente resistente ao desgaste e temperaturas variadas e ainda conta com a cor azul para fazer referência à certificação FDA de segurança alimentar.

Na linha de cabos a igus também se destaca pelos cabos com selo Cleanroom. Que são cabos que mesmo com os atritos causados pela movimentação não soltam detritos/partículas, mantendo as aplicações limpas para esse tipo de indústria. Para soltarem o mínimo possível de partículas, os materiais utilizados no cabo são altamente resistentes à abrasão e por isso, possuem vida útil mais longa. São soluções testadas pela pela IPA® (ISO Classe 1) que facilitam o fornecimento de energia nessas aplicações que exigem um cuidado maior com higiene.

Saiba mais em: www.igus.com.br
Embalagens: www.igus.com.br/packaging
Setor alimentício: https://www.igus.com.br/wpck/4990/foodindustry
Bebidas: https://www.igus.com.br/wpck/4986/Getraenkeindustrie

CONTEÚDO DE RESPONSABILIDADE DO ANUNCIANTE

Conteúdo patrocinado por:

Igus_ohne_orange