Esteira transportadora: descubra como investir nas linhas de produção

A linha de produção das indústrias utiliza de diferentes ferramentas para um perfeito funcionamento. Implantada pelo setor automobilístico no século XX, outros tantos segmentos, como o alimentício e de roupas e calçados, passaram a aderir a série de procedimentos dentro das fábricas, de modo a contribuir para a otimização das montagens. Para tanto, é necessária uma combinação de mão de obra e equipamentos qualificados, como a esteira transportadora, para garantir que o produto seja finalizado conforme planejado. Realizar o acompanhamento dos procedimentos e garantir o bom funcionamento das máquinas torna o sistema mais rentável.

A expansão do conceito de produção permite que a montagem das peças e produtos seja realizada de maneira continuada, ou seja, a cada setor que o produto passa, ele recebe um tratamento diferente, até que seja concluído. Isso só é possível, graças ao auxílio de robôs e máquinas específicas, como a esteira transportadora, permitindo que o item seja manuseado por mais de um empregado. Além de facilitar o trabalho, é a maneira da empresa aumentar a produtividade, com redução do desperdício de tempo e material. A partir da otimização dos processos, também é possível aperfeiçoar as técnicas, que garantem a qualidade e, dependendo do produto, a segurança. Tudo isso pode interferir diretamente no bolso do cliente, de maneira positiva, pois se a fabricação é realizada a custos menores, consequentemente, isso é repassado ao consumidor.

Produzir com qualidade e garantir a satisfação, devem ser os princípios que irão nortear as ações nas fábricas. Diante disso, é importante ponderar as necessidades dos funcionários, peças-chave para a continuidade das atividades. A qualificação e empenho ao desempenhar as funções são essenciais, porém, sem os instrumentos necessários, eles ficam com a capacidade limitada. No que se refere às máquinas, o mau estado de conservação e a falta de manutenção podem trazer grandes prejuízos. Por isso, é indispensável o constante monitoramento dos equipamentos e do potencial de produção que eles têm, de modo a realizar a troca sempre que necessário.


Continua depois da publicidade


Um dos itens que compõe esse maquinário das grandes indústrias, e que possui papel fundamental no processo de produção, é a esteira transportadora, responsável pelo deslocamento da carga dentro do próprio local, entre os setores. Práticas, elas devem ser instaladas em locais estratégicos, para facilitar o manuseio pelos funcionários. Segundo a Everest , especialista em máquinas para embalagem , a escolha do equipamento deve ser realizada de acordo com a necessidade, uma vez que ela pode ter várias funções. Além disso, priorizar a qualidade também é importante. "Procurar uma empresa que fabrique uma esteira sob medida é crucial para evitar desperdícios. Se atentar ao material utilizado na estrutura, e nas possibilidades de adaptação, podem garantir um maior aproveitamento do produto", afirma.

Além de preocupar-se com o estado da esteira transportadora, é preciso dispensar uma atenção para os procedimentos de segurança, que não podem ser deixados de lado. A Norma Regulamentadora 12 (NR-12) do Ministério do Trabalho, dispõe sobre segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, e deve ser utilizada como guia para prevenir acidentes.