Alunos de Engenharia Mecânica desenvolvem projetos e soluções sustentáveis voltados para a sociedade

Os trabalhos de conclusão de curso dos alunos da FEI trazem soluções inovadoras para diferentes áreas, como Agroindústria, Energia e Transporte de Produtos Farmacêuticos

 Formandos em Engenharia Mecânica Plena do Centro Universitário FEI, referência no ensino das Engenharias, desenvolveram projetos que oferecem soluções alternativas para vários segmentos da sociedade. Todos esses trabalhos serão exibidos em 8 de junho, durante a 61ª Expo MecPlena (Exposição de Projetos de Formatura do curso de Engenharia Mecânica Plena), no campus São Bernardo do Campo (SP).

Entre os projetos desenvolvidos, está o Easymove, uma cadeira motorizada compacta e capaz de se adaptar às condições clínicas de seu usuário. A utilização deste dispositivo oferecerá rápida locomoção entre cômodos e corredores sem grande esforço físico e também maior mobilidade em ambientes de espaço reduzido através de movimentos rotativos, possibilitando que pessoas com necessidades especiais consigam exercer suas atividades sem a exigência de adaptações em locais da empresa ou domicílio para acomodar uma cadeira de rodas convencional.

Outro importante projeto visa facilitar o transporte de produtos farmacêuticos que necessitam de condições de temperatura adequadas para conservá-los. Intitulado STORK, o projeto consiste na engenharia básica de um veículo aéreo não tripulado que fará essa distribuição de forma mais eficiente, auxiliando o transporte tanto em situações comuns como excepcionais: hospitais de difícil acesso, locais de desastre em massa, navios com passageiros gravemente feridos, entre outras.

Confira outros projetos estratégicos que serão apresentados durante a 61ª Expo MecPlena:

COMSOL: Um Sistema de Ventilação Híbrido para fins de Resfriamento do Ambiente. O projeto COMSOL consiste na modificação de um Chiller(resfriador de água), que utiliza como alimentação primária original a energia a gás, para uma alimentação como sistema híbrido, utilizando fontes de energia a gás e solar por um Coletor de Tubos a Vácuo. Um estudo mais aprofundado deste projeto mostrará a viabilidade de abastecer todos os periféricos do resfriador com energia solar, eliminando o uso de energia elétrica.


Continua depois da publicidade


Conavis: é um projeto que tem como objetivo automatizar o processo de atracagem de navios de carga, uma tarefa de alta responsabilidade e que, atualmente, é realizada manualmente por meio de cabos de amarração. A proposta do projeto é trazer benefícios em produtividade, segurança e redução de custos. O projeto contará com o apoio da empresa Brasil Terminal Portuário (BTP), que atua no porto de Santos e tem um grande interesse em investir na otimização do processo.

CUT OFF-ROAD: Pensando nos pequenos e médios produtores de feijão, os alunos desenvolveram um subsistema automatizado de um implemento agrícola colhedor de feijão, a fim de se adaptar às irregularidades do solo para otimizar o processo de colheita de feijão, principalmente no interior de São Paulo que contém solos irregulares. É também uma oportunidade de trazer tecnologia mecânica e de automação ao pequeno e médio agricultor, visando impactar sua produtividade no Brasil.

EasyCrop: É um sistema mecanizado para colheita de melancias, desenvolvido para otimizar esse processo, na grande maioria feito de forma manual, que, além de acarretar em problemas de ergonomia e esforços físicos excessivos ao trabalhador rural, também gera em média 30% de perdas, causados por queda de produto e "baixo" controle de qualidade.

Eco Path: É um estudo que foi desenvolvido para melhorar a qualidade do concreto utilizado para o asfaltamento, bem como otimizar o processo de pavimentação que, ao longo do tempo sofre deterioração e consequentemente gera custo para manutenção. Uma das técnicas utilizadas é a adição de borracha reciclada de pneus no concreto.

ENGREEN: Pensando ecologicamente, o projeto consiste em um aviário de corte sustentável utilizando os resíduos provenientes da avicultura como insumos para geração de energia, que objetivada a economia de energia elétrica por meio de um biodigestor. O sistema transformará os dejetos liberados pelos frangos em gás metano e este convertido em energia elétrica por um gerador, que abastecerá o próprio consumo do aviário. Além disso, o resíduo gerado pelo biodigestor é rico em matéria orgânica, podendo ser utilizado como adubo.

Planex: Pensando nos pequenos produtores de laticínios, os alunos desenvolveram um equipamento modular e móvel destinado à produção e conservação de diversos tipos de queijo. A solução modular dispensaria a estrutura em alvenaria, facilitando mudanças na capacidade produtiva, além de oferecer mobilidade às cooperativas para que desloquem suas instalações, total ou parcialmente de acordo com suas necessidades, utilizando containers disponíveis no mercado, adaptados com o equipamento.

Simum: É uma máquina de limpeza de peças de usinagem que utiliza ar comprimido como alternativa ao processo, causando assim a redução da utilização de água e desengraxastes. A solução, que acima de tudo é sustentável, foi desenvolvida devido a exigência da indústria em relação a limpeza de peças, que passou a ser um processo cada vez mais presente na área, tanto para assegurar que não haja contaminantes nas peças acabadas, quanto para garantir que estes não interfiram nos processos subsequentes aumentando a precisão de fabricação e montagem.


Serviço- 61ª Expo MecPlena*

Data: sexta-feira (8/6)

Horário: 18h

Local: Centro Universitário FEI – Campus São Bernardo do Campo

Endereço: Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972, São Bernardo do Campo

*Evento restrito aos alunos, avaliadores e imprensa