Tendências para a Cadeia de Suprimentos

O Relatório Anual 2018 do "MHI - Material Handling Industry" destaca a perspectiva atualizada sobre as tendências emergentes da Supply Chain.

O Relatório Anual 2018 do "MHI - Material Handling Industry" destaca a perspectiva atualizada sobre as tendências emergentes da Supply Chain.

As informações neste relatório são baseadas em respostas de pesquisas de 1.100 líderes do setor de Manufatura e Supply Chain (vários segmentos). Metade dos entrevistados ocupam cargos de nível executivo, como CEO, vice-presidente, gerente geral ou chefe de departamento.

As empresas participantes variam em tamanho de pequeno a grande porte, com 47% relatando vendas anuais superiores a US $ 100 milhões e 10% relatando vendas anuais de US $ 10 bilhões ou mais.

As principais conclusões incluem:

1. Onze tecnologias estão trabalhando juntas para criar cadeias de suprimentos de última geração digitais, sob demanda e sempre ativas.

2. As principais tecnologias que os entrevistados dizem ser uma fonte de ruptura ou vantagem competitiva são:

  • Robótica e automação (65%, acima dos 61% em 2017)
  • Análise preditiva (62%, acima dos 57% em 2017)
  • A Internet das Coisas (IoT) (59%, acima dos 55% em 2017)
  • Inteligência Artificial (53%, nova categoria em 2018)
  • Veículos sem motorista e drones (52%, acima dos 30% em 2015)

3. As três principais barreiras à adoção dessas tecnologias são:

  • Business case para os investimentos da cadeia de suprimentos NextGen
  • Combater a lacuna de habilidades da mão de obra na cadeia de suprimentos
  • Criar confiança e segurança em cadeias de suprimentos digitais sempre ativas

4. Quando se trata de segurança cibernética, a sofisticação de hackers e “atores de ameaça” é o maior risco (44%), seguida pela falta de consciência da ameaça dentro da organização (40%) e práticas de segurança cibernética entre fornecedores (37%). À medida que as preocupações com segurança cibernética crescem, a demanda por transparência em todos os níveis da cadeia de suprimentos está aumentando vertiginosamente, à medida que os consumidores esperam cada vez mais informações completas sobre a origem e o histórico dos produtos que consomem.


Continua depois da publicidade


A incomparável capacidade do Blockchain de permitir o compartilhamento transparente e controlado de dados de uma maneira extremamente confiável, eficiente e altamente criptografada fornece uma plataforma poderosa e robusta para enfrentar alguns dos mais difíceis desafios da cadeia de suprimentos, além de fornecer um nível inigualável de segurança cibernética. É aqui que o blockchain pode ser um enorme diferenciador da cadeia de suprimentos.