Tecnologia Variable Speed Drive da Atlas Copco flexibiliza produção de garrafas PET

Um dos grandes desafios para uma linha de produção de garrafas do tipo PET, está na possibilidade de fabricar recipientes de diferentes tamanhos e assim acompanhar variações de demanda de seus clientes com maior agilidade e eficiência. A solução ofertada pela Atlas Copco para este segmento é completa, incluindo boosters para adequação da pressão ao processo específico de produção de garrafas e compressores de ar certificados como Classe Zero, segundo a norma ISO 8537-1. Ela garante a isenção total de contaminação do ar por óleo, o que é outra condição “sine qua non” para a qualidade de uma garrafa PET.

Neste sentido, a Atlas Copco Compressor Technique apresenta ao mercado uma solução de alta produtividade e eficiência energética, baseada na tecnologia VSD (Variable Speed Drive), ou Acionamento de Velocidade Variável, aplicada ao fornecimento de ar comprimido. Este é essencial para o processo de molde por injeção que dá forma à embalagem. Como o próprio nome diz, esta tecnologia da Atlas Copco permite variação da velocidade de acionamento do motor do compressor em função diretamente proporcional à demanda de ar comprimido.

Graças a isso, uma linha industrial pode produzir garrafas PET de diferentes tamanhos, formatos e capacidades, em diferentes quantidades ao longo do tempo, com o mesmo sistema de ar comprimido. Como este irá ser acionado precisamente em função da demanda que estiver ocorrendo a cada momento, o consumo de energia será sempre o menor possível, ajudando a reduzir os custos de produção.

A solução ofertada pela Atlas Copco para este segmento é completa, incluindo boosters para adequação da pressão ao processo específico de produção de garrafas e compressores de ar certificados como Classe Zero, segundo a norma ISO 8537-1. Ela garante a isenção total de contaminação do ar por óleo, o que é outra condição “sine qua non” para a qualidade de uma garrafa PET.

Em caráter complementar, a Atlas Copco também disponibiliza o sistema Air Net para redes de ar comprimido, que reduz significativamente problemas com vazamentos e quedas de pressão, um dos maiores problemas enfrentados pela indústria de garrafas PET.

Ainda em relação ao quesito manutenção, o acionamento por velocidade variável aumenta a vida útil do compressor, ao racionalizar seu uso.