Lançamento do livro "Automação & Sociedade: Quarta Revolução Industrial, um Olhar para o Brasil"

Evento de lançamento de uma obra que traça um panorama abrangente das tecnologias associadas a essa revolução que se inicia, bem como dos impactos de sua adoção para a sociedade e para o Brasil.

Esse evento, que acontecerá dia 21 de fevereiro na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP, será apresentado o livro Automação & Sociedade: Quarta Revolução Industrial, um olhar para o Brasil. Trata-se de uma obra que traça um panorama abrangente das tecnologias associadas a essa revolução que se inicia, bem como dos impactos de sua adoção para a sociedade e para o Brasil.

Elaborado de forma coletiva sob a coordenação do Dr. Elcio Brito, Dra. Maria Lídia Dias, Prof. Dr. Sergio Luiz Pereira, membros do grupo GAESI (Gestão em Automação em TI) do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), e do Prof. Dr. Eduardo Mario Dias, coordenador do GAESI/EPUSP e membro do Centro de Inovação do INRAD, da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), o livro reúne o pensamento de mais de 50 autores de diferentes áreas do conhecimento, oriundos da academia e do mercado.

Este livro apresenta e discute a Quarta Revolução Industrial, possivelmente a maior transformação que a humanidade está experimentando em sua história, traz profundas reflexões sobre o tema e apresenta diversas oportunidades a serem exploradas pelo nosso país. Ao mesmo tempo, faz alertas sobre os riscos de não se participar ativamente do processo de mudança desencadeado por essa revolução. O livro cria ainda uma base sólida para que alunos de graduação possam compreender as correlações entre diferentes inovações tecnológicas, processos de negócio e modelos mentais cada vez mais presentes na sociedade e nas organizações, de modo a prepará-los para ingressarem no mercado de trabalho em um futuro próximo. Este livro é também leitura indispensável para engenheiros, administradores, advogados, médicos e demais profissionais que atuam nas mais diversas áreas. A Quarta Revolução Industrial, fundamentada em tecnologias disruptivas, em um curtíssimo intervalo de tempo interferirá e transformará de forma inexorável todos os setores produtivos da sociedade.


Continua depois da publicidade


No evento de lançamento, os autores apresentarão a estrutura da obra, suas bases e a abordagem adotada, a fim de auxiliar o leitor a navegar por um texto profundo e multifacetado, tendo como aspiração final contribuir de forma pragmática para acelerar a entrada do Brasil nesta nova era.

Nesse mesmo evento será apresentado um projeto em desenvolvimento pelo GAESI, juntamente com o INMETRO, EPUSP e FMUSP, do Laboratório de Simulação, Antifraude e Compliance. Esse laboratório atende uma necessidade apresentada nas tecnologias 4.0 de aumento da eficiência dos processos em nossa sociedade dando credibilidade aos diversos equipamentos médicos e industriais que necessitem uma aferição constante de suas medições. Deve-se frisar que esse laboratório é uma novidade que contribuirá para a melhoria da aplicação nas tecnologias 4.0 no mercado brasileiro.

Mais Informações: http://4rvaesbr.com.br/