Arena de robótica na EletroMetalMecânica permite vivência prática em diferentes áreas

Iniciativa abrange conhecimento e experiências em robótica educacional, industrial, colaborativa, móvel e humanoide.

Vivenciar a experiência prática e qualificar-se nas “várias faces da robótica” dentro de uma arena de robótica é a principal novidade da EletroMetalMecânica 2018, que acontece de 6 a 9 de março, no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó, SC, promovida pela Messe Brasil. Além da exposição de máquinas, ferramentas, serviços e soluções para o mercado eletrometalmecânico, em ambiente propício para realização de negócios, o público pode experimentar em um único local as perspectivas da robótica, a começar pelo ambiente educacional até a robótica industrial, presente na indústria 4.0.

A Arena de Robótica conta com a curadoria do I.A.R. – Instituto Avançado de Robótica® (http://iar.eng.br/treinamentos/agenda-treinamentos) e evidencia as inovações tecnológicas que integram conhecimento, automação, controle e tecnologia da informação, aplicados aos processos de manufatura. A ideia é representar no espaço as cinco áreas da robótica – educacional, industrial, colaborativa, móvel e humanoide.

A robótica educacional evidencia que desde a educação infantil é necessário iniciar a formação e o desenvolvimento dos talentos na área de robótica. Por meio da formação em lógica, programação e conceitos tecnológicos, é possível estimular crianças e adolescentes à criatividade e ao desenvolvimento de soluções inovadoras na área de robótica educacional, empreendedorismo e multidisciplinaridade. Soluções criativas permitem experiências focadas em projetos mecatrônicos, construindo a base para a formação de futuros engenheiros, capazes de vivenciar as necessidades das fábricas inteligentes do amanhã.

A robótica industrial terá um case prático de uma indústria que já utiliza os conceitos da indústria 4.0, que permite visualizar ganhos em produtividade e competitividade. A robótica colaborativa vai demonstrar os ganhos superiores de integração das atividades de profissionais e robôs, comparado ao trabalho individualizado. A robótica móvel demonstra as vantagens da aplicação de soluções inteligentes na logística e no gerenciamento da cadeia produtiva. Para completar as soluções, a robótica humanoide proporciona a experiência do uso de robôs nos mais diversos setores, como educativo, social e de assistência a pessoas com necessidades especiais.


Continua depois da publicidade


Sobre as empresas confirmadas

O I.A.R. (Instituto Avançado de Robótica, www.iar.eng.br) terá uma carreta de formação equipada dentro da Arena de Robótica e lança dois cursos de especialização Lato Senso em engenharia robótica e indústria 4.0, ambos focados nas tendências do mercado industrial e na formação de carreiras que são a promessa do futuro. O curso de engenharia robótica formará peritos para atuar na indústria de base metalmecânica e em outros segmentos que utilizam manipuladores robóticos. O segundo curso foca na formação de especialistas da indústria 4.0 para atuar nesse mercado, originado na Alemanha e presente em países desenvolvidos, e que deve se consolidar no Brasil nos próximos 10 anos. O conceito 4.0 engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura.

A Robomind, especializada em robótica para o ensino fundamental e médio, leva montagens de robôs que trabalha em sala com alunos, e proporcionam interatividade com os visitantes na Arena de Robótica. O objetivo é evidenciar que o ensino tecnológico, em especial da robótica pode servir de agente motivador para as novas gerações despertando, além da curiosidade, soluções de problemas utilizando as tecnologias apresentadas em sala de aula. O trabalho com a robótica desde a educação básica tem facilitado a adesão de jovens, que antes não tinham ideia do que estudar, a seguir carreira seguir nessa área e perceber que as tecnologias, em especial, robótica e automação industrial tem um impacto direto na própria vida e da comunidade onde estão inseridos.

Serviço
EletroMetalMecânica 2018 Feira
Congresso de Tecnologia para a Indústria
Eletrometalmecânica
Data: 6 a 9 Março de 2018 Horário:
14h às 21h
Local: Parque de Exposições Tancredo Neves/SC – Brasil
Organização: Messe Brasil
Messe Brasil Feiras e Promoções – Rua Araranguá, 77 – América – Joinville SC

Sobre a EletroMetalMecânica
A 3ª edição da feira EletroMetalMecânica acontece de 6 a 9 de Março de 2018, em Chapecó, SC. O evento tem o principal objetivo de promover as indústrias da região oeste do estado, assim como levar novas tecnologias para atualização do parque fabril metalmecânico da região. Conhecida anteriormente como MetalMecânica + Corte e Conformação, a feira foi redesenhada com a experiência do novo organizador, a Messe Brasil, em parceria com o SIMEC – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Chapecó.

Setores em exposição 
Peças usinadas, moldes, matrizes e dispositivos, matériasprimas, (aço inox, aços em geral e nãoferrosos), prensas, máquinas e equipamentos para corte e conformação, ferramentais para estamparia, tintas industriais,tratamento térmico e de superfícies, Automação industrial e controle de processos, máquinas para fundição, equipamentos e insumos de solda e caldeiraria, máquinas para indústria plástica e borracha, máquinas ferramenta e periféricos, ferramentas de corte, manutenção industrial, lubrificantes industriais, hidráulica e pneumática, bombas e válvulas, compressores, cilindros e equipamentos, motores, acoplamentos, redutores e engrenagens, controle de qualidade e metrologia dimensional e de forma, software (CAD/CAM/CAE/Industrial), equipamentos para movimentação e armazenagem, projetos e serviços específicos para a indústria Eletrometalmecânica, digitalização e prototipagem, bancos, associações, entidades e publicações técnicas.