Fapesc e CERTI promovem workshop nesta quinta-feira (07) para apresentação de resultados do programa Sinapse da Inovação

Evento é aberto ao público e reunirá, no Centro de Inovação ACATE-Primavera, importantes atores para discutir o ecossistema de empreendedorismo de SC.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e a CERTI promovem nesta quinta-feira (07), a partir das 17h, no Centro de Inovação ACATE-Primavera, um workshop para a apresentação dos resultados da quinta edição do programa Sinapse da Inovação em Santa Catarina, que aconteceu entre agosto de 2015 e abril de 2017. O evento é aberto ao público e destinado a parceiros, avaliadores, startups, empreendedores e toda comunidade catarinense interessada por tecnologia e inovação.

O workshop reunirá importantes atores para discutir o ecossistema de inovação e empreendedorismo de Santa Catarina e ainda contará com a participação de empresas e representantes do consulado da Irlanda que irão compartilhar suas experiências na área. Além disso, uma mesa redonda formada por José Eduardo Fiates (Fundação CERTI), André Luiz Pierre Mattei (SENAI), Edson Roberto De Pieri (CTC/UFSC), Moacir Marafon (Softplan) e Silvio Kotujansky (ACATE) abordará estratégias e ações para dinamizar a criação e desenvolvimento de startups.

Promovida pela Fapesc e executada pela CERTI, a quinta edição do Sinapse da Inovação em SC contou com 1.719 propostas submetidas e aplicou R$ 60 mil em cada uma das 91 propostas contempladas na etapa final do programa, totalizando um investimento de mais de R$ 6 milhões — levando em conta também os valores de bolsas repassados para as empresas. Além disso, os integrantes dos projetos escolhidos receberam capacitações em diversas áreas de atuação e as empresas tiveram suporte de incubadoras, pré-incubadoras e outros mecanismos de inovação parceiros do programa no estado. No total, 21 municípios catarinenses tiveram ideias contempladas. Florianópolis foi a cidade que mais aprovou propostas, com 25, seguida de Joinville, com 17, e Blumenau, com oito.


Continua depois da publicidade


Dos projetos aprovados, 25 foram do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Em segundo lugar vem Gestão, com 19, seguida de Tecnologia Social, com 13, e em quarto lugar Eletrônica, com 12. Outras áreas como Biotecnologia, Química e Materiais, Mecatrônica, Design e Nanotecnologia também foram contempladas na seleção. 

“Mais do que apenas um incentivo financeiro, o Sinapse da Inovação atua como uma terceira via para o empreendedor, uma oportunidade para aqueles que não querem seguir uma carreira pública ou de colaborador de uma empresa. Alguns dos projetos impulsionados pelo programa nos últimos anos acabaram se tornando grandes empresas em nível nacional”, destaca Leandro Carioni, diretor do Centro de Empreendedorismo Inovador da CERTI. “Esse movimento é essencial para o desenvolvimento do nosso ecossistema de empreendedorismo e inovação, que já é referência no Brasil e tem destaque no cenário internacional”, completa.

Sobre o Sinapse VI

Responsável pela criação de mais de 400 startups inovadoras, pela geração de mais de 1,5 mil empregos diretos e de aproximadamente 150 patentes desde sua edição piloto em 2008, o Sinapse da Inovação opera atualmente a sua sexta edição em Santa Catarina. No dia 17 de novembro, a Fapesc divulgou a lista das 300 ideias selecionadas para a segunda fase do programa, que nesta edição contou com 1.791 propostas de negócios submetidas por 4.074 participantes – provenientes de 113 municípios catarinenses –, superando os números registados na edição anterior, em 2015, quando 1.719 ideias foram inscritas no portal durante o processo de seleção. Confira aqui a lista com as 300 ideias selecionadas.

Os autores das 300 ideias selecionadas deverão agora submeter um projeto de empreendimento. Durante essa fase, as equipes terão acesso a capacitações com grandes especialistas acerca de diversos pontos essenciais ao sucesso de uma startup: captação de investimento, desenvolvimento do produto, formação da equipe empreendedora, modelo de negócios, gestão e estratégia empresarial, inovação e tecnologia, dentre outros. As proposições serão novamente avaliadas e aproximadamente 200 passam à terceira e última fase, quando os empreendedores precisam enviar um projeto de fomento.


Tópicos: