Dassault Systèmes apresenta pesquisa sobre transformação digital em empresas de gestão de ativos e patrimônios

A Dassault Systèmes, a empresa 3DExperience, líder mundial em software de projetos 3D, 3D Digital Mock Up e Product Lifecycle Management (PLM), anuncia resultados de pesquisa com mais de 450 executivos que atuam na gestão de ativos e patrimônios sobre transformação digital em suas indústrias. O levantamento, encomendado com a CREATE-Research, revela que os gestores de ativos e patrimônio têm tomado medidas cautelosas em relação à digitalização e, ainda assim, esperam uma mudança disruptiva parcial ou completa na indústria na próxima década. Os usuários pioneiros já relatam ganhos em vantagem competitiva e melhorias na experiência do cliente.

A pesquisa detalhada em seu relatório completo “Digitalização de gerenciamento de ativos e patrimônio: promessas e armadilhas” fornece informações sobre os principais condutores da digitalização, seu estado atual de adoção, seus bloqueadores e viabilizadores, ao mesmo tempo em que examina a natureza da mudança resultante na indústria, seus fatores de sucesso e benefícios.

Entre as descobertas desta pesquisa estão temas como:

  • 54% dos gestores de ativos adotaram ferramentas de mídia social, enquanto 56% dos gerentes de patrimônio já adotaram novas plataformas digitais. Blockchain é a menos utilizada das oito ferramentas digitais citadas.
  • 80% dos gestores de ativos e 77% dos gerentes de patrimônio esperam que a digitalização mude sua indústria parcial ou totalmente nos próximos dez anos.
  • Pressão constante sobre os custos, a crescente importância das taxas e encargos como diferenciadores, o aumento dos fundos passivos de baixo custo, a entrada no mercado de Fintechs e gigantes da internet e uma nova geração de investidores digitalmente experientes que estão acelerando a digitalização.
  • A maioria prevê um ambiente competitivo de alianças com disruptores externos ou o desenvolvimento de plataformas proprietárias. Apenas a minoria acredita que os disruptores externos criem nichos.
  • Os usuários pioneiros relatam custos operacionais reduzidos, melhor posicionamento de mercado, mais eficiência, melhor conformidade regulatória e melhor experiência do cliente.

“O fator chave da digitalização nos próximos anos será a mudança de comportamento do cliente. Com base nisso, os serviços financeiros irão evoluir, deixando de ser conduzidos pela oferta e passando a ser conduzidos pela demanda. Isso significa que o gerenciamento de patrimônio está a beira de uma nova transformação que irá bem mais longe do que qualquer mudança anterior. A digitalização não é a primeira ou a última opção, é a única. O futuro pertence a quem tiver uma visão clara de seus negócios na era digital”, diz Amin Rajan, CEO da CREATE-Research.


Continua depois da publicidade


“Encomendamos este estudo para medir o impacto esperado da tecnologia digital nas indústrias de gerenciamento de ativos e patrimônio nos próximos dez anos e seu papel percebido em sustentar ou transformar os modelos de negócios”, afirma Guillaume Dufour, Vice-Presidente da Indústria de Serviços Financeiros e Empresarias da Dassault Systèmes. “Nós continuaremos a apoiar as instituições financeiras em sua transformação digital com as Industry Solution Experiences (ISEs) como nossa ‘Innovation Factory’ para digitalizar processos, aumentar a governança, acelerar o time to market e reduzir custos regulatórios para melhor servir a base de clientes sempre em mudança”.

O relatório “Digitalização do gerenciamento de ativos e patrimônio: promessas e armadilhas” é baseado em uma pesquisa global com 458 executivos que administram mais de US$ 32 trilhões em ativos e patrimônios de empresas e fundos.