Mandril fino de expansão hidráulica ideal para produções seriadas, principalmente na indústria automobilística

SCHUNK traz para o mercado brasileiro o TENDO Slim 4ax que, por sua geometria, reduz o pico da amplitude de corte, resultando em menor deflexão da ferramenta, além de oferecer maior vida útil à ferramenta de corte

A Schunk Intec-Br apresenta o mandril de expansão hidráulica SCHUNK TENDO Slim 4ax, que combina completamente a geometria externa dos mandris térmicos, que seguem a norma DIN 69882-8, com a qualidade já comprovada da tecnologia de expansão hidráulica da multinacional.

Por fora, o contorno de um mandril térmico, e por dentro uma talentosa tecnologia de expansão hidráulica. A precisão fina da montagem faz com que seu uso seja ideal para produções seriadas, principalmente na indústria automobilística. Este mandril foi especialmente desenvolvido para operações axiais e pode-se destacar sua robustez durante o fresamento próximo a contornos de interferência, escareamento, alargamento e rosqueamento por interpolação em centros de usinagem 5 eixos, construções de protótipos, e na indústria de moldes e matrizes. Uma série de testes provaram que as montagens obtiveram amortecimento de vibrações por meio das propriedades da tecnologia de expansão hidráulica que, tem melhorado consideravelmente o processo durante as operações de fresamento.

A geometria do mandril hidráulico reduz o pico da amplitude de corte da força de progressão no eixo Y, o que resulta em menor deflexão da ferramenta. Reduzindo a carga na aresta de corte, uma maior vida útil de ferramenta pode ser alcançada. Adicionalmente, os clientes têm o benefício de obter furos com medidas perfeitas e máxima precisão na peça.

Fácil troca via Plugar & Trabalhar

Assim como todos os mandris de expansão hidráulica da SCHUNK, o TENDO Slim 4ax também tem alta precisão de repetibilidade, perfeito amortecimento de vibrações e permite a troca rápida da ferramenta utilizando apenas uma chave.

Até mesmo contornos estreitos e tolerâncias baixas podem ser precisamente alcançados, portanto o investimento em dispositivos periféricos de alto custo não é necessário. Levando em conta a precisão de montagem na substituição “Plugar & Trabalhar” dos mandris térmicos pelo sistema hidráulico sem a necessidade de reprogramar a máquina, os benefícios podem ser comprovados em uma aplicação já existente.


Continua depois da publicidade


O mandril SCHUNK TENDO Slim 4ax pode ser utilizado sem o uso de dispositivos periféricos de alto custo. Também é possível utilizar o mandril com a montagem do MQL que é resistente a sujeira e possui baixa manutenção. Em comparação com os mandris térmicos, o TENDO Slim 4ax possui uma precisão permanente menor que 0.003 mm em um comprimento de 2,5 X diâmetro e uma classe de balanceamento G 2.5 à 25.000 rpm, o SCHUNK TENDO Slim 4ax se encaixa perfeitamente no conceituado portfólio de tecnologia de expansão hidráulica da SCHUNK.

Inicialmente, os mandris estarão disponíveis nas interfaces HSK-A63 com Ø10 mm/L1=120 mm, Ø12 mm/L1=90 mm, Ø12 mm/L1=120 mm, Ø14 mm/L1=90 mm, Ø14 mm/L1=120 mm, e Ø20 mm/L1=90 mm. Mais versões com Ø6 mm a 32 mm e comprimentos L1 de 90 mm, 120 mm e 16 mm já estão em desenvolvimento.