McLaren Racing assina nova parceria de quatro anos com a Stratasys para utilizar manufatura aditiva na Fórmula 1

A legendária equipe britânica de Formula 1 lança programas de prototipagem rápida e manufatura aditiva com soluções de impressão 3D da Stratasys

A McLaren Racing e a Stratasys, empresa de soluções de impressão 3D e manufatura aditiva, acabam de anunciar uma nova parceria de quatro anos que estabelece que a Stratasys fornecerá à McLaren Racing uma suíte de soluções de impressão 3D e manufatura aditiva, como fornecedora oficial de soluções de impressão 3d para a equipe McLaren-Honda de Fórmula 1.

A Stratasys trabalhará em estreita colaboração com a equipe da McLaren Technology Center, instalada na cidade de Woking, no Reino Unido, para ampliar a capacidade de fabricação de peças para os Grandes Prêmios. O acordo estabelece que a Stratasys fornecerá à McLaren Racing suas mais recentes soluções de impressão 3D baseadas nas tecnologias FDM e PolyJet e materiais de ponta para prototipagem visual e funcional, produção de ferramentas simples e complexas, bem como de peças personalizadas. O objetivo é agilizar a entrega, melhorar o desempenho e aumentar a produtividade em projetos de design e manufatura.

"Para nós é um prazer trabalhar com um parceiro tão inquieto, visionário e ambicioso. A McLaren Racing utilizará nossos quase 30 anos de experiência em impressão 3D e manufatura aditiva para permanecer na vanguarda do desenvolvimento tecnológico do automobilismo. A Stratasys ganhará inestimável feedback e insights para atuar com aplicações automotivas de alto desempenho, que podemos utilizar em aplicações para os principais clientes automotivos e aeroespaciais. A McLaren Racing, por sua vez, se beneficiará da produtividade superior, precisão de engenharia e da ampla gama de materiais, que vêm com nossas soluções de impressão 3D ", afirma Ilan Levin, CEO da Stratasys.


Continua depois da publicidade


Andy Middleton, presidente da Stratasys para a Região da Europa e Ásia, completa dizendo que a precisão tecnológica e a velocidade requisitada pela Formula 1 se encaixam perfeitamente com a Stratasys. “As duas companhias são apaixonadas pela tecnologia e comprometidas com sua evolução e nós nos preparamos para definir a nova fronteira da impressão 3D para a Fórmula 1. Por isto, estamos ansiosos para desenvolver uma estreita relação de trabalho com as equipes da McLaren, particularmente de aplicações e de engenharia”, reforça Middleton.

Para Eric Boullier, diretor de Corridas da McLaren Racing, a capacidade de modelar, manufaturar e avaliar rapidamente novos componentes é um recurso inestimável para qualquer empresa de corrida, cujo movimento precisa ser rápido e dinâmico. “Mas nossa nova parceria com a Stratasys não só aumentará nossa produção nessa área, mas também nos permitirá explorar e utilizar de forma dinâmica as inovações e soluções de impressão 3D da Stratasys. Isto porque hoje a confiança do automobilismo na prototipagem rápida e na manufatura aditiva para cortar radicalmente o tempo de colocação de produtos no mercado está aumentando e esta aliança é bem-vinda e estratégica", acrescenta o executivo da McLaren.

"Nós já estabelecemos uma relação extremamente estreita e frutífera com a equipe da Stratasys e estou pessoalmente empolgado com a possibilidade de expandir esse relacionamento no futuro. A experiência da Stratasys no setor de ferramentaria e na manufatura rápida é inigualável e acreditamos que podemos consolidar uma parceria que será extremamente valiosa", conclui John Cooper, diretor Comercial e Financeiro da McLaren Racing.