Stratasys e Siemens tornam-se parceiras para incorporar a manufatura aditiva na produção em massa

Industrias aeroespacial, automotiva e de ferramentas deverão ser beneficiadas em imediatamente.

A Stratasys, empresa de soluções de impressão 3D e manufatura aditiva, e a Siemens acabam de anunciar uma parceria formal para integrar a solução Siemens’ Digital Factory com as soluções de manufatura aditiva da Stratasys. A parceria pretende lançar as bases para que as duas empresas viabilizem a  visão comum de incorporar a manufatura digital aditiva ao fluxo de trabalho tradicional das indústrias.

O objetivo é ajudar as industrias a adotar uma prática de produção universalmente reconhecida, que pode beneficiar empresas de diferentes setores, com destaque para aeroespacial, automotiva, de transporte, de energia e ferramental. Este anúncio também baseia-se em soluções Siemens “end-to-end”, recentemente anunciadas, que integram design digital, simulação e gestão de dados entre manufatura convencional e aditiva.

A Stratasys e a Siemens têm colaborado em múltiplos projetos que envolvem Integração do software Siemens NX™ com o CAD/CAM/CAE da plataforma de impressão Stratasys GrabCAD - permitindo um fluxo de trabalho similar ao design-to-3D print – e o recentemente lançado Stratasys Robotic Composite 3D Demonstrator, que incorpora o software de gestão de ciclo de vida de produto (PLM) da Siemens e suas tecnologias de controle de movimento e automação (CNC) para produzir peças de desempenho fortes e leves.

“A Siemens está entusiasmada con esta parceria com a Stratasys e com a oportunidade de ajudar os nossos clientes a adotar uma nova mentalidade de fabricação, que acreditamos resultará em melhores produtos, fabricados de maneira mais econômica e entregues de forma mais eficiente", afirma Zvi Feuer, vice-presidente sênior de engenharia de software da área de Software PLM da Siemens.

Ele acrescentou também que “a Siemens está empenhada na industrialização da manufatura aditiva com todas as suas vantagens únicas, incluindo produção de peças de geometrias complexas, produção sob demanda e personalização em massa. Isto porque esta relação ajuda a definir o caminho para a inovação e liderança continuada por meio da integração precisa das linhas de produtos e da colaboração contínua em soluções abrangentes de manufatura aditiva".


Continua depois da publicidade


Para Arun Jain, vice-presidente de Motion Control, da Siemens Digital Factory dos EUA, a capacidade e o comprometimento da Siemens com a visão de Indústria Digital, assim como sua estreita colaboração com a Stratasys, podem ajudar muitas indústrias a reduzir o tempo de colocação de seus produtos no mercado, obter maior flexibilidade nas operações e melhorar a eficiência nos fluxos de trabalho de forma horizontal (máquina-máquina) e vertical (da direção ao chão de fábrica).

Embora, ao longo dos últimos anos, a tecnologia de manufatura aditiva tenha feito grandes progressos, critérios adicionais são necessários para que conquiste espaço em ambientes de produção em grandes volumes, tornando-se tão comum quanto o CNC. O ideal é que estas soluções ofereçam desempenho operacional robusto, repetível e confiável com propriedades previsíveis em um amplo portfólio de materiais certificáveis para aplicações específicas e que são impulsionados por uma integração digital contínua do projeto à produção. Por isso, a Stratasys e a Siemens planejam enfrentar juntas este desafio. "Com nosso ecossistema de impressão 3D completo, com aplicações para os clientes que abrangem hardware e software, ofertas de materiais avançados e serviços de consultoria, a Stratasys está em posição única para ajudar as indústrias a incrementar a impressão 3D de forma a transformar seus modelos de negócios", reforça Dan Yalon, Vice Presidente Executivo de Produtos da Stratasys.

"A Stratasys está entusiasmada em formalizar esta parceria com a Siemens e a vê como um importante catalisador para a industrialização da manufatura aditiva. Juntas, as nossas empresas estão unindo forças para criar uma base de tecnologia coesa e da melhor qualidade, capaz de contribuir para que os fabricantes que trabalham com grandes escalas e volumes, desfrutem dos benefícios da impressão 3D em ambientes de produção tradicionais. Acreditamos que o impacto sobre as práticas de produção começará mais cedo do que o esperado, em especial nas indústrias aeroespacial, automotiva e de ferramental, que devem ser as primeiras a se beneficiar”, conclui Yalon.

Próxima geração soluções de manufatura aditiva

A Stratasys e Siemens apresentam a nova geração de soluções de manufatura aditiva, o Stratasys’ Robotic Composite 3D Demonstrator. No núcleo do 3D Demonstrator está a tecnologia avançada de FDM (Fused Deposition Modeling) da Stratasys, sincronizada com um movimento complexo de múltiplos eixos. Esta tecnologia tem uma arquitetura multioperação extensível e escalável, que oferece flexibilidade para integrar a fabricação subtrativa, inspeção e verificação in-line e acabamento do produto. A engenharia de materiais da Stratasys é empregada para produzir estruturas que são otimizadas em termos de peso e desempenho. O resultado é uma nova abordagem de fabricação híbrida, que não é restringida pelas limitações tradicionais de lay-up composto ou de camada por camada devido aos requisitos de material de suporte da impressão 3D tradicional.

O novo fluxo de trabalho do Stratasys Robotic Composite 3D Demonstrator começa com o software NX da Siemens. Isto porque o NX permite que os designers criem as peças que serão produzidas no sistema, simulem e avaliem o projeto para a fabricação, assim como  gerem e enviem todas as instruções de manufatura para a produção de peças. Ao longo do processo de fabricação, o desempenho é controlado e comunicado diretamente aos sistemas de gerenciamento de operações de fabricação. O resultado é um fluxo de trabalho contínuo de CAD para agilizar a produção dos produtos e garantir a qualidade da peça e sua rastreabilidade de ponta a ponta.

O controle de movimento Stratasys Robotic Composite 3D Demonstrator é conduzido pelo Siemens Sinumerik 840D sl CNC. A arquitetura aberta do controle de Sinumerik combina as forças de NC da Siemens com cinemática de robô flexível. A integração com as tecnologias de controle de extrusão da Stratasys para executar instruções de fabricação com a NX CAM, resulta em um alto grau de liberdade para a extrusão robótica em FDM.