Linha de garras colaborativas da Schunk é finalmente lançada no Brasil

Com a nova linha de garras chamada de Co-act (atuação colaborativa), a Schunk Intec-Br., subsidiária brasileira da empresa familiar alemã Schunk GmbH & Co. KG, líder competente em tecnologia de fixação e sistemas de garras, apresenta toda sua expertise em tecnologia de garras para uma futura colaboração humano-robô.

A nova linha de garras Schunk HRC (colaborativa) está dividida em quatro diferentes modelos, JL1, EGP, EGN e HSG, que foram apresentadas pela primeira vez na feira Automarica 2016, na Alemanha. Já no Brasil foram apresentadas pela SCHUNK nos dias 25 e 26 de outubro em um evento organizado pela KUKA Roboter, em São Paulo.

“A partir deste lançamento a Schunk revoluciona essa nova mega tendência mundial em tarefas de colaboração entre humano e robô, e se destaca como player no seguimento. É uma satisfação para nós da SCHUNK trazer algo tão revolucionário para o Brasil, pois assim cumprimos o nosso papel de trazer mega tendências e novidades tecnológicas mundiais para o nosso País.” afirma Julio Del Valle, engenheiro de aplicações especialista em robótica da SCHUNK Intec BR.

Conformidade para trabalho em equipe, segundo as normas de segurança internacional

Toda a linha de garras da Schunk já está em conformidade com a norma de segurança ISO 12100. Alguns modelos específicos, em conformidade com a ISO 13849. Com pioneirismo, a Schunk é a primeira a trazer para o mercado uma linha de garras em conformidade com as normas de segurança 10218-1/-2 e ISO/TS15066, normas estas que ditam as tratativas de segurança para trabalho colaborativo humano-robô.

São três os pilares para a linha Schunk Co-act para robôs HRC (colaborativos): a garra nunca causa ferimentos durante a operação, nunca solta a peça e sempre detecta o contato humano.

A sistemática de segurança é baseada na limitação da força de agarre em situações de risco, com um design HRC (tarefas humano-robô colaborativo) que elimina o risco de lesões em caso de contato humano, equipada com controlador de segurança, software HRC e sistemas de sensores, os quais possibilitam a identificação se o agarre é efetivamente feito na peça, de maneira confiável e ininterrupta.


Continua depois da publicidade


Com as diferentes versões disponíveis na linha Co-act, a Schunk traz ao mercado um pacote de soluções abrangente para diversos tipos de aplicação e para todos os modelos de robô colaborativos disponíveis no mercado.