ABB adquire a Gomtec para expandir o portfólio de robótica colaborativa

A Gomtec da Alemanha tem expertise em engenharia e tecnologia inovadora para dar suporte à mudança da ABB rumo à automação da robótica colaborativa.

A ABB, grupo especializado em tecnologias de energia e automação, anunciou que adquiriu a Gomtec GmbH para expandir sua oferta no campo dos robôs colaborativos. As partes acordaram em termos da não divulgação dos termos financeiros da transação.

A Gomtec, com sede perto de Munique, na Alemanha, é uma empresa privada que desenvolve sistemas mecatrônicos, combinando mecânica, elétrica, telecomunicações, controle e engenharia da computação para clientes em diversos setores e possui 25 funcionários.

A plataforma de tecnologia da Gomtec dará suporte ao desenvolvimento da ABB em uma nova geração de robôs colaborativos "safe-by-design", que podem ser operados fora de áreas de isolamento ou de barreiras protetoras, ampliando as oportunidades para implantá-los em novas aplicações.

A aquisição da Gomtec é mais um passo na estratégia de Next Level com o objetivo de acelarar a criação de valores sustentáveis. A estratégia é construída nas três áreas de foco da ABB: crescimento rentável, execução rigorosa e colaboração orientada para os negócios. A empresa está motivando o crescimento lucrativo ao deslocar seu centro de gravidade para mercados finais com alto potencial de crescimento, aumentando a competitividade e reduzindo o risco em seus modelos de negócios.

Esta aquisição da Gomtec também complementa o portfólio da ABB em tecnologias de automação colaborativa entre homens e robôs que já incluem o YuMi, o primeiro robô industrial de dois braços do mundo verdadeiramente colaborativo, projetado para expandir a automação de montagem de pequenas peças. A ABB apresentou, formalmente, esta semana, o YuMi na Feira de Hannover, a principal feira de tecnologia industrial do mundo.

"Estamos observando uma tendência crescente de inovação de automação, na qual humanos e robôs trabalham lado a lado de maneiras que não eram possíveis antes," disse Pekka Tiitinen, responsável pela divisão de Discrete Automation and Motion da ABB. "A adição da Gomtec à nossa oferta de robótica vai ajudar a acelerar a expansão da ABB em novos mercados, bem como nossa penetração em indústrias tradicionais dado que os fabricantes perseguem novas maneiras de aumentar a flexibilidade, agilidade e competitividade."


Continua depois da publicidade


A paixão compartilhada pela ABB e a Gomtec pela inovação e a robótica irá conduzir a criação de novas tecnologias que desafiam o modo da indústria ver a colaboração entre homem e robô.

"Encontramos o melhor parceiro para a próxima etapa em nossa jornada," disse Bernd Gombert, CEO da Gomtec. "O alcance global e a ampla base instalada da ABB, juntamente com suas operações de classe mundial nos ajudará a trazer soluções e robôs inovadores para o rápido crescimento do mercado de automação colaborativa."