ABB conclui a produção do primeiro rotor brasileiro

A unidade de Motores e Geradores da ABB em Sorocaba concluiu no mês passado a fabricação do primeiro rotor produzido no Brasil. Os outros rotores do mesmo lote de motores já estão em processo de fabricação.

Os rotores são parte do pacote de entrega de 6 motores AMI 630 – potência de 4.500kW para aplicação de posicionamento dinâmico/propulsão (Thruster) que serão fornecidos para o projeto Jurong.

A fabricação dos rotores conclui mais uma etapa deste importante projeto para a área de Motores e Geradores e para toda ABB. “Estamos empenhados em oferecer ao mercado equipamentos com maior conteúdo local e assim melhor atender as exigências dos setores Naval e de Óleo e Gas", afirma Giovanni Pedrinoni, Gerente Geral de Motores e Geradores.

Outra importante e recente conquista foi a certificação para fabricação de motores capacitados para aplicações em áreas de alto risco, tais como as operações dos setores químico e de óleo e gás.

Sobre o projeto Jurong

A ABB será responsável pelo fornecimento de sistemas elétricos de sete navios-sonda de última geração, que vão operar nos grandes campos de pré-sal da costa sudeste do Brasil. O primeiro navio deve ficar pronto no segundo trimestre de 2015 e o último em 2018.

O escopo do projeto contempla desenvolvimento, fornecimento, supervisão de instalação, testes e comissionamento. O sistema elétrico que será utilizado nos navios inclui geradores, painéis de distribuição de energia, transformadores, motores e acionamentos para os sistemas de propulsão e perfuração. O pacote elétrico integrado da ABB vai fornecer energia confiável para subsistemas de bordo e auxiliará os operadores a maximizar a eficiência energética das embarcações.


Tópicos: