ABB recebe pedido de U$55 milhões nos Emirados Árabes Unidos

Subestação irá conectar o parque solar de Mohammed Bin Rashid e fortalecerá a rede de Dubai em 100 MW.

ABB, Grupo de tecnologias de energia e automação, recebeu um pedido no valor de cerca de U$55 milhões da Dubai Electricity & Water Authority (DEWA), a concessionária líder em energia nos Emirados Árabes Unidos (EAU), para construir uma subestação que irá integrar a energia do parque solar de Mohammed bin Rashid Al Maktoum. A licitação foi concedida no terceiro trimestre de 2014.

A subestação isolada a gás (GIS) irá aumentar a capacidade de transmissão e a oferta de energia, assim como fortalecer a confiabilidade da rede. A Fase II de 100 megawatts (MW) da usina de energia solar em Seih Al Dahal, cerca de 50 quilômetros (km) ao sul de Dubai, está programada para iniciar a geração em 2017.

O parque solar é um dos maiores projetos de energia renovável no Oriente Médio e Norte da África. Espera-se cobrir uma área de mais de 40 quilômetros quadrados e produzir 1.000 MW de energia limpa, quando for concluído em 2030. Ele apoiará a Estratégia de Energia Integrada de Dubai 2030, adotada pelo Conselho Supremo de Energia de Dubai para diversificar a matriz energética, sob a qual o gás natural deverá contribuir com 71% da eletricidade, seguido pela nuclear (12%), carvão limpo (12%) e energia solar (5%).

"A subestação ajudará a aumentar a capacidade de transmissão e fornecerá energia solar limpa para atender à demanda crescente de energia elétrica na região", disse Claudio Facchin, responsável pela divisão de Sistemas de Potência da ABB. "Temos o prazer de ajudar os EAU a fortalecer sua rede elétrica e aumentar o uso de energia renovável."

Como parte do contrato do tipo turn-key, a ABB é responsável pelo projeto, instalação, comissionamento e start-up da usina. Os principais produtos a serem fornecidos incluem oito unidades de 400 quilovolts (kV) e 10 unidades de 132 kV da GIS, dois transformadores de potência de 132/400 kV avaliada em 570 megavolt-ampere (MVA), bem como o sistema de proteção, sistema de automação e controle, vigilância e comunicação. A subestação também será habilitada pela IEC 61850 para apoiar a automação e proteção das comunicações abertas.


Continua depois da publicidade


"A DEWA trabalha para melhorar a eficiência de sua rede e estabelece projetos cruciais para atingir os mais altos padrões de eficiência e confiabilidade", disse Saeed Mohammed Al Tayer, Diretor Geral e CEO da DEWA. "Isso forma a base da nossa cooperação com a ABB, que tem um histórico de inovação em tecnologias de energia renovável, transporte sustentável e eficiência energética. A DEWA apóia a visão do Vice-Presidente, Primeiro-Ministro e Governante de Dubai, Sua Alteza Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, a reforçar o papel de Dubai como um centro mundial de comércio, finanças, turismo e economia verde".

A capacidade global dos sistemas de energia solar fotovoltaica está crescendo rapidamente. De acordo com a Agência Internacional de Energia, ela aumentou em 34%, para 137 gigawatts (GW) em 2013 e está definida para expandir para 403 GW em 2020.

Os EAU estão conduzindo a implantação da energia solar no Oriente Médio. O Solar Impulse 2, um projeto apoiado pela ABB, anunciou no mês passado que começará sua tentativa de fazer o primeiro voo movido a energia solar ao redor do mundo a partir dos EAU em 2015. A herança de inovação tecnológica da ABB em energias renováveis, transporte sustentável e eficiência energética a tornam um parceiro ideal para o Solar Impulse 2.