Volvo adota tecnologia RFID para aumentar a eficiência da produção

Com a ajuda de mais de 2 milhões de tags inteligentes da Confidex, a montadora é capaz de rastrear seus ativos em todo o processo de fabricação.

No comércio de automóveis, os itens personalizados fazem muito sucesso, principalmente no mercado Premium. Os consumidores costumam encomendar uma série de itens opcionais e para os clientes e fabricantes isso significa que estes carros são únicos. A produção torna-se ainda mais complicada uma vez que vários modelos diferentes são montados na mesma linha de produção. Para gerenciar esta variedade, cada veículo precisa ser identificado e rastreado durante todo o processo de produção.

Tag Confidex Corona
Imagem: Divulgação

A Volvo, uma das mais tradicionais montadoras do mundo, contratou a Confidex para usar a tecnologia RFID para responder a este desafio e para melhorar a sua produção automotiva. Com a ajuda de mais de 2 milhões de tags inteligentes a Volvo é capaz de rastrear seus ativos em toda a linha de produção, desde solda e oficina de pintura até o ponto de montagem final.

A companhia optou por uma única solução para todo o processo de produção. Antes, ela usava três diferentes métodos para identificação e rastreamento de cada carro, sendo que na produção a tecnologia de código de barras era usada na fabricação, tags RFID na oficina de pintura e grandes códigos de barras na montagem final. Isso não era suficientemente confiável para obter um processo de fabricação equilibrado, onde qualquer falha afetava todo o rendimento da fábrica.

Com base na política de alta qualidade e requisitos de desempenho da Volvo, a Confidex desenvolveu uma solução de tag RFID UHF passiva robusta, capaz de suportar condições adversas durante todo o processo de produção. Depois de sair da oficina de soldagem, carrocerias passam para a linha de pintura, em um ambiente mais exigente para as tags utilizadas. Na pintura, o carro é imerso em um banho de eletrólito para prevenção de corrosão, seguido por várias camadas de tinta e uma série de altos fornos de secagem de temperatura. Nestas condições é fundamental que a tag RFID seja resistente e mantenha a sua legibilidade e confiabilidade.

A tag escolhida para atender ao projeto da Volvo é Confidex Corona, montada sobre o chassi do carro já no início do processo de fabricação, para que a identificação ocorra de forma confiável em todas as etapas. A tag Confidex Corona tem demonstrado excelente confiabilidade durante o processo de fabricação do carro completo, apesar das condições complexas e difíceis.

"A produção automotiva é uma das aplicações mais desafiadoras para RFID, não apenas por causa de sua complexidade, mas também devido a seus intransigentes requisitos de alta confiabilidade. Estou contente que uma marca Premium, como Volvo confie em nossa experiência para fornecer uma solução de tag para atender à sua demanda", comentou Jarkko Miettinen, vice-presidente de Vendas da Confidex.

“A indústria automobilística no Brasil e em alguns países das Américas é bastante forte, e está constantemente em busca de redução de custo e melhorias de processos. A tecnologia RFID, na maneira como implementada pela Confidex, permite atingir ambos objetivos”, comentou o diretor geral da subsidiária brasileira da Confidex, Alexander Dannias. “Já temos clientes da indústria automobilística utilizando nossos produtos na região com ganhos significativos. México, Argentina e Brasil estão no nosso foco para essa linha de produto, que pode ser utilizada para recebimento e controle de partes, inventário, controle de produção, distribuição, manutenção e até fidelização”, finaliza o executivo.


Tópicos: