Autodesk anuncia impressora 3D com design que lembra uma cafeteira

O equipamento deve chegar ao mercado ainda este ano.

A Autodesk anunciou na quarta-feira (15) o lançamento de uma impressora 3D voltada ao consumidor final. O equipamento possui um design parecido com uma cafeteira e não teve um nome oficial revelado.

Segundo a empresa, o design final da impressora será disponibilizado para que o público possa ajudar no desenvolvimento e experimentação. Ela poderá ser usada com uma ampla variedade de materiais. O preço final ainda não foi revelado, mas o CEO da Autodesk, Carl Bass, adiantou que o investimento deve ficar em torno de US$ 5 mil (cerca de R$ 11 mil).

Além da impressora, a companhia também pretende lançar uma plataforma de impressão em 3D baseada em software aberto chamada Spark. O programa pretende tornar o processo mais fácil controlando a forma de impressão do modelo.

A combinação de hardware e software, para a Autodesk, vai criar a fundação com a qual será possível “explorar os limites da tecnologia de impressão em 3D”. A estratégia é tornar a plataforma “aberta e licenciável para fornecedores de hardware”. Esta tática é semelhante à que o Google usou com o Android. 

O Spark e a impressora 3D devem chegar ao mercado ainda em 2014.