MAN reduz quase 80% de custos com compra de impressora 3D

Em um ano de operação, equipamento produziu 200 peças protótipos.

Tendência na indústria em geral, a impressão 3D já é uma realidade na MAN Latin America, com mais de 200 peças protótipos produzidas em um ano de operação. A fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN conseguiu reduzir em quase 80% o custo de desenvolvimento de modelos conceituais (mock ups, em inglês) na fase inicial dos novos projetos, num processo que leva, no mínimo, quatro semanas a menos.

Antes de adquirir sua própria impressora 3D, a montadora comprava esse serviço. Desde 2013, trouxe essa tecnologia para dentro de casa e os ganhos são significativos. É possível imprimir modelos de praticamente qualquer peça, em apenas algumas horas, sem necessidade de desenvolver ferramentais específicos. 

A impressão é feita por sobreposição de material em camadas até que chegue ao resultado final do projeto. Em vez de tinta, essa impressora utiliza materiais termoplásticos e são adotados diferentes bicos, que produzem camadas mais ou menos espessas, de acordo com a necessidade de precisão de cada peça.  

“Com o projeto desenvolvido, podemos iniciar a fabricação desses protótipos e rapidamente podemos ter uma peça para as primeiras análises e avaliações. Nossa impressora 3D é mais uma ferramenta para melhoria de projetos de desenvolvimento do produto, minimizando impacto em cronograma e custo”, destaca Rodrigo Chaves, diretor de Engennharia da MAN Latin America. 

Quanto mais tardia é a alteração, maior é seu impacto, como explica André Bogdan, supervisor da área de Protótipos. “A identificação de um eventual ajuste nessa fase inicial chega a custar apenas 10% do que seria caso isso só fosse levantado na etapa tradicional de protótipos”, afirma. 


Continua depois da publicidade


Com esse processo bastante simplificado, é possível trabalhar ainda múltiplos projetos simultaneamente, com cronograma enxuto. As peças confeccionadas servem desde para a validação de modelos conceituais como para a avaliação de sua montagem e acessibilidade.