Projeto irá desenvolver produtos e protótipos para o setor de petróleo e gás

Com apoio da Petrobras e da ANP, iniciativa oferece ao mercado interno todos os tipos de tecnologia de prototipagem em 3D.

Para atender à enorme demanda do mercado brasileiro por protótipos e produtos voltados exclusivamente para a área de Petróleo e Gás, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI), a PUC-Rio e a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) lançaram no dia 23 de agosto, na Firjan, o projeto “Fabricação Digital” com foco no desenvolvimento de produtos e protótipos para o Setor de Petróleo e Gás. 
 
A iniciativa, que conta com o investimento de R$ 10 milhões da Petrobras (proveniente da obrigatoriedade de 1% para investimentos em P&D), tem o objetivo de fortalecer a cadeia de fornecedores brasileiros de bens e serviços, desenvolver tecnologia nacional e permitir às indústrias a produção de protótipos e produtos em todos os tipos de tecnologias existentes atualmente, o que inclui sete técnicas de prototipagem e oito tipos diferentes de materiais, como titânio, alumínio, aço, nylon e outros plásticos de alta resistência.
 
 
A PUC-Rio e o INT, com seus laboratórios integrados, oferecerão os serviços tecnológicos. A Onip, por sua vez, receberá as demandas e analisará a viabilidade dos projetos requisitados. Na PUC-Rio, o Laboratório de Desenvolvimento de Protótipos vai contar com cerca de 30 equipamentos, sendo dois principais: uma máquina operatriz vinda da Alemanha e uma impressora capaz de gerar em 3D protótipos de equipamentos de grandes dimensões, além de protótipos em metal, sendo a segunda a existir no país e a mais moderna entre elas. 
 
Por meio de suas áreas de engenharia e de design, a universidade também vai oferecer digitalização e modelagem de sólidos em 3D. Já no INT, largamente reconhecido na área de protótipos, será possível a prototipagem em polímeros, incluindo o nylon, que permitirá a fabricação de produtos finais. “Alcançaremos um nível de excelência mundial em tecnologias de manufatura aditiva. As indústrias ganham e a Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil avançam”, afirma Jorge Lopes, pesquisador da área de Desenho Industrial do INT e professor do Departamento de Arte & Design da PUC-Rio .
 
De acordo com números da Onip, o Brasil tem uma demanda reprimida de mais de 400 empresas na área de óleo e gás em busca deste tipo de solução unificada. Os primeiros equipamentos do Projeto já chegaram e as empresas interessadas poderão requisitar financiamento via Sebraetec e BNDES, que estarão presentes no lançamento para a captação de clientes.
 
“Desenvolvemos um modelo em que a empresa será aconselhada, através de um escritório de especialistas da ONIP, que irá filtrar os melhores projetos a serem desenvolvidos, sendo um catalisador no processo”, ressalta o superintendente da ONIP, Carlos Camerini.
 
Sérgio Braga, do Instituto de Tecnologia da PUC-Rio, acrescenta: “O processo será todo integrado na universidade. A PUC-Rio oferece engenheiros especialistas em materiais e simulações numéricas e designers para os projetos. Essa integração permitirá a construção de protótipos funcionais que serão testados e aprovados antes de irem para o mercado”.
 
Segundo Camerini, o principal ganho tecnológico com o Projeto será a redução do tempo e do custo para desenvolver protótipos. O processo, que antes era feito, muitas vezes, em empresas fora do país, chegava a levar meses ou até anos para ser concluído. Agora, com as novas tecnologias, um protótipo poderá ser feito em dias, sem sair do Brasil. Além de beneficiar as grandes empresas, que terão uma prestação de serviço mais rápida e de melhor qualidade, a iniciativa também trará vantagens para as micro, pequenas e médias empresas.
 
“Antes, algo que estava sendo desenvolvido no Brasil, tinha que ser mandado para o exterior para prototipar. Agora, as empresas menores não precisarão mais sofrer com os problemas de custo e tempo que esse processo traz”, afirmou.